terça-feira, 14 de junho de 2016

Cordeiro representado em evento sobre gestão dos recursos hídricos

Na quarta-feira passada, dia 8 de junho, o secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, Paulo Araujo, participou do 1º Encontro Técnico do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, realizado no auditório do Espaço Modas – SENAI, em Nova Friburgo. Acompanharam o secretário a estagiária Gisely Orsi, o gestor das APAs Municipais do Manancial e do Recanto das Palmeiras, Altino José Benício de Almeida, o presidente e a membro da ONG Ser da Terra, Luiz Rogério Bernardes e Ana Luiza Fernandes.

O evento foi realizado pelo comitê, que é um colegiado participativo com competência político-deliberativa. Uma de suas funções é a gestão dos recursos hídricos dentro de sua área de atuação, o que o levou a estimular a capacitação técnica e a troca de informações entre os seus membros, proporcionando, ainda, maior difusão do conhecimento sobre a região hidrográfica, o que resultará em decisões mais precisas e eficazes na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Dois Rios.

O 1° Encontro Técnico do CBH-R2R abordou os seguintes temas em seus debates: Aspectos da água ao longo de toda a bacia hidrográfica através de um sistema de monitoramento; Degradação da bacia hidrográfica em decorrência da crise hídrica, tendo como tema central o manejo de bacia; Discussão sobre o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

Os palestrantes foram o professor Ricardo Valcarcel, da UFRRJ, que explanou sobre “Manejo de Bacia Hidrográfica”; Marcelo Costa, da EMATER-RJ, que falou sobre o “Programa Rio Rural”; Leonardo Emon e André Leone, ambos do INEA, que abordaram “O PSA no Estado do Rio de Janeiro” e “Monitoramento de Bacia Hidrográfica”.

Nenhum comentário: