terça-feira, 14 de junho de 2016

Escola do Legislativo da Câmara de Nova Friburgo promoverá curso sobre modernização e transparência nos parlamentos

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é o novo tema abordado

Dando continuidade às ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Nova Friburgo será realizado o curso Introdução ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), nos dias 15 e 17 de junho, das 15:00 às 18:00, no plenário localizado no 3º andar da Câmara Municipal.

O curso será ministrado pelo servidor de carreira do Legislativo friburguense, José Nascimento de Souza, com vasta experiência e atuação em diversos setores da Câmara, tendo participado de diversas capacitações oferecidas pelo TCE-RJ, Assembleias Legislativas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, Escola Nacional de Serviços Urbanos (Ensur), entre outras instituições.

Os temas abordados no curso se referem à otimização da utilização dos recursos disponíveis no SAPL, que é o sistema informatizado e integrado de apoio aos projetos e ações desenvolvidos pelo Legislativo, disponibilizado pelo Interlegis, programa do Senado Federal voltado à modernização das câmaras municipais, assembleias legislativas e Congresso Nacional, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Entre os diversos objetivos do Interlegis, estão a automação e transparência de todo o processo legislativo brasileiro, inclusive painéis de votação, através do SAPL.

O curso será dividido nos seguintes temas: 

. apresentação dos recursos disponíveis no SAPL (Módulo Proposições): Processo Legislativo e Tipos de Proposições; 
. utilização dos recursos disponíveis no SAPL (Módulo Proposições): Conhecendo o Processo Legislativo e Criando, modificando e pesquisando Proposições. 

A carga horária total do curso será de 6 (seis) horas. 

Embora o público prioritário seja composto por Vereadores, assessores parlamentares e servidores de Legislativos, serão oferecidas 4 (quatro) vagas para o público externo, cuja inscrição será aceita mediante e-mail encaminhado para o endereço imprensa@camaranf.rj.gov.br, por ordem de chegada. Serão fornecidos Certificados ao final do curso a todos os participantes que obtiverem 75% de frequência.

Nenhum comentário: