sábado, 11 de junho de 2016

Lançamento do Festival da Truta 2016

Produtores de truta, donos de restaurantes, empresários do ramo hoteleiro, piscicultores e profissionais das áreas de Turismo e Gastronomia participam no dia 13 de junho, do pré-lançamento comemorativo do “Festival da Truta de Nova Friburgo/2016”. O evento, que acontecerá às 17h no Hotel Fabris é uma realização do Sebrae/RJ e da Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e tem como objetivo valorizar e incentivar a qualificação da culinária, potencializar o turismo e fortalecer a cadeia produtiva da truta na região.

De acordo com a coordenadora do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o Festival da Truta já faz parte do calendário e da história local e, mesmo sendo uma tradição, este ano terá novidades em relação às edições anteriores, com um novo formato e nova organização. “O evento destaca um produto de grande relevância para nossa economia e cultura. Esse ano, a tendência é que os participantes do festival priorizem ainda mais a truta local, visando a ampliação e o envolvimento de toda cadeia produtiva através da harmonização dos cardápios, onde a truta poderá ser apreciada em receitas compostas também por mandioca, couve-flor, batata-baroa, entre outros produtos que também compõem nossa vocação regional, acompanhadas com nossas cervejas artesanais. Um dos objetivos do evento deste ano é que os produtores de truta tenham uma interação cada vez maior com os participantes do festival”, ressalta.

A presidente da Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Ana Paula Fabris, destaca a qualidade e a importância da truta para a região. “A truta é um peixe de qualidade, saudável e cuja produção está baseada em conceitos de sustentabilidade. Além disso, é um produto caracteristicamente regional que promove o desenvolvimento econômico e estimula o turismo na cidade”.

Para Luciana Ismério, proprietária do restaurante Varandão, que já participa do festival há três anos, o evento é de suma importância não apenas para a promoção da culinária local. “O fortalecimento do festival também promove o turismo e o comércio, pois atrai pessoas que vão conhecer a cidade, adquirir produtos de outros segmentos, além de se hospedar nos hotéis. Outra contribuição do festival é que, após sua realização anual, os próprios friburguenses passaram a valorizar e consumir mais a truta”, destaca a empresária, que revela que para o evento apresentará o prato: truta grelhada com aipim frito e arroz à grega.

O truticultor Evandro Pinto, que também é proprietário do restaurante francês Le Bon Bec, afirma que o Festival da Truta é o maior evento gastronômico da região e destaca que o peixe já é um patrimônio gastronômico de Nova Friburgo, cuja qualidade já é amplamente reconhecida. “A truta é muito importante para nossa economia, pois promove nossa gastronomia e potencializa o turismo. Além disso, o festival agrega valor e divulga o que há de melhor em nossa cidade”, afirma o empresário, que mantém em seu cardápio mais de dez pratos que incluem a truta, entre os quais: grelhados, caldos e patês, e que no ano passado desenvolveu o prato “Truta Maria Bonita”, composta por tuta grelhada com purê de batata baroa, calda de maracujá e molho de manga especialmente para o evento.

Durante o pré-lançamento serão apresentadas propostas para empresários de restaurantes, bares e hotéis que tenham interesse em fazer novos pratos, além de aderir ao Festival da Truta. Também serão apresentadas a nova logo e as novas ações promocionais do evento.

O Festival da Truta de Nova Friburgo/2016 também terá concurso gastronômico, espaço Casa da Truta, entre outras atividades que vão agradar ao público.

Fortalecimento da truticultura local

Os truticultores de Nova Friburgo já vêm realizando, com ajuda do Sebrae, ações para fortalecimento da cadeia produtiva e implementação da Indicação Geográfica (IG), que é o registro conferido aos produtos ou serviços característicos do seu local de origem. O IG é fundamental para certificar a qualidade do produto e agregar valor de origem à truta da região.

De acordo com Márcia Moreira, analista do Sebrae/RJ em Nova Friburgo, os produtores de truta estabelecem, através do associativismo, uma base sólida que possibilita a definição de estratégias em prol da cadeia produtiva. “A organização e preparação da cadeia produtiva da truta são fatores determinantes para a consolidação e reconhecimento dessa atividade do município em todo o Estado. Assim é possível estabelecer rumos que beneficiam o coletivo, tornando possível determinar como os produtores podem atuar em diversos mercados: com produtos processados, in natura e/ou prontos para consumo”, explica.  

A importância da Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica é um reconhecimento que atribui reputação, valor e identidade própria aos produtos de uma determinada região, distinguindo-os de itens similares disponíveis no mercado. Além disso, fomenta a comercialização, aumenta o valor agregado ao produto, estabelece uma criação de vinculo e de confiança com o consumidor e estimula investimentos na própria área de produção, valorizando as propriedades e aumentado a oferta de empregos.

Serviço:

Evento: Pré-lançamento Comemorativo do Festival da Truta de Nova Friburgo/2016
Data: 13/06/2016
Horário: 17h
Local: Hotel Fabris
Endereço: Avenida Alberto Braune, nº 148 - Centro