quinta-feira, 2 de junho de 2016

Macuco celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho. A data, escolhida para coincidir com a realização da conferência, tem o intuito de alertar a população para os problemas ambientais e importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis.

Nessa conferência, iniciou-se a mudança no modo de tratar as questões ambientais no mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental no planeta. Apesar dos avanços, nem todos os problemas foram resolvidos e atualmente continuam as preocupações com o meio ambiente e os impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante do habitat e a poluição de grandes áreas são pontos que exercem maior influência na sobrevivência das espécies.

Em Macuco, a Secretaria de Meio Ambiente irá celebrar a data nesta sexta-feira, dia 3 de junho, a partir das 8 horas, de forma a conscientizar os cidadãos locais sobre a necessidade da participação de todos na defesa do ambiente. O evento acontece no Auditório Francisco Dornelles, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park), onde serão produzidas diversas ações, entre as quais exibição de filmes e concursos de frases, desenhos e fotografias, tendo como público alvo principalmente alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e munícipes.

De acordo com o secretário Niraldo Menezes, haja vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. “Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência”, lembrou.

São muitos os problemas que afetam o meio ambiente, com destaque para o descarte inadequado do lixo, falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. “O Dia Mundial do Meio Ambiente merece destaque. Contudo, não é apenas plantar uma árvore ou separar o lixo. São necessárias campanhas impactantes e que mostrem a necessidade de mudanças imediatas em nossos hábitos de vida”, alerta Menezes.

                                     (Clique na imagem para melhor visualização)

Nenhum comentário: