terça-feira, 7 de junho de 2016

Mel de Teresópolis ganha prêmio da FIRJAN por gestão ambiental

Outras empresas como Águas de Juturnaíba, B. Braun Brasil, Carbografite, Fernandes Maciel Construtora foram reconhecidas pela busca de soluções criativas e eficazes que vão além das obrigações legais

 O Sistema FIRJAN premiou na última quarta-feira, 1º de junho, empresas fluminenses que se destacaram na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental foi entregue às empresas Mel de Teresópolis, Águas de Juturnaíba, Carbografite, Fernandes Maciel Construtora, Laboratórios B. Braun. Além disso, a Braskem e a Hi-Tech receberam menções honrosas. A ideia da Federação é reconhecer o empenho do setor produtivo na busca por soluções criativas e eficazes que vão além das obrigações legais ligadas ao meio ambiente. A cerimônia foi realizada na sede da FIRJAN, no Centro do Rio.


A empresa Mel de Teresópolis ganhou o prêmio na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Para se tornar um modelo viável de produção apícola associada à preservação de áreas nativas remanescentes de Mata Atlântica, a companhia fortaleceu o serviço ecossistêmico de polinização, através da produção de mel, própolis, cera, pólen, geleia real e apitoxina, largamente utilizados nas áreas de saúde, nutrição, médica e industrial. Com isso, atingiu um aumento de 300% em sua produtividade, com menos desmatamento e fortalecimento da agroindústria familiar.

Segundo o presidente Adriano Azevedo, o prêmio vem coroar o trabalho que é realizado há 16 anos e serve de estímulo para novos investimentos. “É um ânimo para continuarmos a busca por novos recursos e implementar, por exemplo, a divulgação necessária para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de um manejo correto da apicultura”, explica. De acordo com dados do United States Departament of Agriculture, as abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas. No Brasil, estima-se a existência de mais de 3.000 espécies diferentes, mas apenas pouco mais de 400 estão catalogadas.

Esse prêmio tem o objetivo de mostrar as boas práticas ambientais da indústria em prol da sustentabilidade, que podem trazer benefícios de longa duração”, disse o diretor executivo de Operações do Sistema FIRJAN, Alexandre dos Reis. Ele aproveitou para lembrar as ações ambientais propostas pelo Mapa do Desenvolvimento (2016-2025), lançado pela Federação no último dia 30. 

Para os próximos dez anos, o documento propõe medidas como a ampliação do acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto, a destinação correta e o reaproveitamento de resíduos e a garantia de disponibilidade de água no Rio de Janeiro. O mapa foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios fluminenses, com o objetivo de fazer do estado do Rio o melhor ambiente de negócios do Brasil.

Outros premiados

Na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, a Águas de Juturnaíba, de Araruama, foi premiada por um projeto de logística reversa aplicada a resíduos de uma estação de tratamento de esgoto. Através de um sistema de pós-tratamento que não utiliza produtos químicos, parte dos resíduos gerados é utilizada na produção de artigos artesanais, que são vendidos por cooperativas da empresa, e outra é destinada a uma planta de compostagem. Mais de 547 toneladas de resíduos deixam de ser depositadas anualmente em aterros sanitários, o que gera uma economia de mais de R$ 390 mil para a empresa.

A Carbografite, de Petrópolis, foi premiada na categoria Relação com Públicos de Interesse por promover educação ambiental com a população local a fim de estimular escolas e estabelecimentos comerciais a disseminarem o conceito de desenvolvimento sustentável. O projeto já alcançou mais de 38 mil pessoas, distribuiu 25 mil cartilhas pedagógicas e promoveu o plantio de nove mil espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, reflorestando 81 mil metros quadrados.

Premiada pela FIRJAN na categoria Gestão de Água e Efluentes, a Construtora Fernandes Maciel desenvolveu um sistema de reuso de águas e aproveitamento pluvial, em Niterói. O objetivo é racionalizar o consumo nos empreendimentos erguidos pela empresa. O sistema reduz a demanda de água em 50% e o lançamento de esgotos.

A Laboratórios B. Braun ganhou o prêmio na categoria a Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética por um projeto na sede de Guaxindiba, em São Gonçalo, onde foi incorporado o conceito de construção sustentável. O local concilia aspectos funcionais com ambientes abertos, integrados à paisagem local, com o aproveitamento máximo das condições de iluminação, ventilação natural e da orientação solar. Com o projeto, a empresa tem uma redução de consumo de 40% em iluminação nos ambientes internos e de 35% nos ambientes externos, além de menos uso de ar condicionado.

Menção Honrosa

A Braskem recebeu menção honrosa por um projeto de redução das emissões de CO2 provenientes da queima de propeno em flare e, consequentemente, a redução do impacto ambiental gerado por estas emissões. Com isso, as unidades da empresa no Rio de Janeiro reduziram, entre outros gases, em 47% a intensidade de suas emissões de CO2 e 44% da perda de propeno.

Também ganhou menção honrosa a empresa Hi-Tech, de Levy Gasparian, com sua Linha Biossustentável Inteligente, que otimiza e torna mais sustentável o processo de lavagem de suas peças. O resultado é uma economia de até 83% do consumo de água utilizada no processo e, na mesma proporção, na geração de efluentes.

A entrega do prêmio faz parte da programação do Seminário Ação Ambiental, realizado em 1º e 2 de junho, na sede da Federação. A programação do evento conta com debates sobre Economia Circular, Logística Reversa e Reciclagem. Mais informações podem ser obtidas pelo www.firjan.com.br/acaoambiental.

Nenhum comentário: