sábado, 4 de junho de 2016

Nova Friburgo ganha mais um radar meteorológico para monitoramento dos rios

A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos, a previsão do tempo e o comportamento das chuvas numa determinada região. Frequentemente, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) procura estimular ações de aproximação com as coordenações e secretarias de Defesa Civil, como a de Nova Friburgo, que recebeu quarta-feira, 1o de junho, a meteorologista Cinthia Avellar Martins, do instituto.

A técnica veio dar uma palestra sobre a meteorologia, o uso dos radares e orientações sobre alertas de chuvas. logo depois da palestra, que se iniciou às 10h e terminou meio-dia, Cinthia e os técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Civil foram a campo para instalar mais um radar na cidade, dessa vez no Córrego do Roncador. Hoje, Nova Friburgo possui dez radares e uma estação, que fornecem dados ao INEA sobre as condições climáticas e os níveis dos rios e que são para a Secretaria de Defesa Civil através de boletins diários via e-mail. Assim, a secretaria pode alertar a população em casos de cheias, através do SMS.

Cabe ao INEA o monitoramento e envio dos alertas de cheias em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres. O sistema de alerta possui uma rede de estações e de radares meteorológicos que enviam em tempo real dados das chuvas e do nível dos rios monitorados.

Na sala de situação do INEA, meteorologistas e técnicos fazem o acompanhamento das condições de tempo e de nível dos rios 24h. Quando há previsão de fortes chuvas ou possibilidade de transbordamento dos rios, o INEA envia os alertas para a Defesa Civil de cada região.

No site do instituto, o cidadão pode acompanhar todas essas informações. Basta acessar a página www.inea.rj.gov.br/alertadecheias, onde encontra-se dados hidrometeorológicos, imagens dos radares e possibilidades de transbordamentos dos rios.

As localizações dos dez radares e estações são no Rio Bengalas (Suspiro e Conselheiro Paulino), Rio Santo Antônio (Ypu), Rio Cônego (Olaria), Córrego D’Antas (Venda das Pedras), Pico Caledônia, Rio Grande (Estrada Dona Mariana), Rio Macaé (Galdinópolis e Macaé de Cima) e Rio Bonito (Piller).

Nenhum comentário: