quinta-feira, 30 de junho de 2016

Novo Hemocentro é inaugurado: mais uma grande conquista para a saúde de Nova Friburgo

Mais um grande e importante passo para a saúde de Nova Friburgo. Foi inaugurado na quinta-feira, 30, no final da tarde, o novo Hemocentro da Região Serrana. O espaço possibilitará o aumento de quase 43% dos atendimentos e funcionará em um imóvel amplo e moderno, em um prédio anexo ao hospital Raul Sertã, onde funcionava a sala de hidratação.


A inauguração contou com a presença do prefeito Rogério Cabral, do secretário de Saúde Rafael Tavares, do diretor do hospital Paulo Coelho e de várias autoridades municipais. A inauguração da unidade de hemoterapia e hematologia de Nova Friburgo aconteceu no mês que foi celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue, último dia 14 de junho, que é quando acontece a campanha “Junho Vermelho”, de incentivo à doação de sangue.

Sobre a inauguração do novo hemocentro, o prefeito Rogério destacou: “tínhamos o hemocentro no Hospital Raul Sertã com uma instalação muito ruim, muito antiga, chegando a ser interditado. Agora estamos inaugurando o novo hemocentro, que não é de Nova Friburgo, é o hemocentro regional. Friburgo atende 13 municípios da nossa região e ele vai atender não só os hospitais públicos mas também os hospitais privados, particulares. Portanto, é uma obra de fundamental importância para o município, para as pessoas dependentes de sangue, que estão internadas no hospital e vai atender a toda nossa região. Teremos uma estrutura ótima, que irá atender bem a todos. Antigamente, tudo era feito no Raul Sertã. Depois da interdição, a coleta de sangue passou a ser feita aqui em Friburgo, mas todo trabalho de análise era feito fora, e, agora, passa tudo a ser feito aqui. Isso é um ganho enorme para todos nós, mas principalmente para a Prefeitura, com a economia que será feita’’.

O novo espaço, que vai proporcionar mais conforto aos doadores, foi batizado com o nome da enfermeira Cássia Viviane Kale Martins. “Estamos fazendo uma singela e justa homenagem à enfermeira Cassia, que foi uma pessoa que doou toda a sua vida ao Hospital Raul Sertã. Nós vimos junto a todos os profissionais de Saúde do hospital e o nome dela foi praticamente unanimidade para batizar o hemocentro, tendo o seu nome no coração de toda a saúde do município.” – afirmou o secretário de Saúde, Rafael Tavares.


O secretário falou ainda sobre a importância do novo espaço: “Antes da inauguração, tínhamos problemas de procedimento de fluxo de trabalho. Esse era um problema que constantemente era cobrado pela vigilância estadual. Com a inauguração, estamos eliminando esses problemas e promoveremos uma qualidade no atendimento das pessoas que não só doam sangue, mas, também vida. Nosso hemocentro é um hemocentro regional, logo atende a toda a região, atende toda a parte de cardiologia, que hoje é feita no Hospital São Lucas e é um serviço credenciado ao SUS, no qual o sangue fica por conta do hemocentro regional. Com isso, poderemos aumentar a nossa capacidade de recebimento de doadores, de armazenamento de sangue, de um fluxo de trabalho melhor”.

O antigo hemocentro, que funcionava dentro do hospital, tinha a capacidade de receber apenas 35 atendimentos por dia. O novo espaço terá capacidade para realizar até 50 atendimentos diários, o que representará um aumento de quase 50%. A unidade atenderá a pacientes de 13 municípios vizinhos, além de Nova Friburgo, e funcionará para doadores de medula óssea. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

A mudança para o novo espaço, de nosso Hemocentro Regional, será de grande valia para os nossos pacientes, doadores e profissionais, que terão muito mais conforto para a realização de todos os processos de doação e consultas. O espaço, previamente planejado, possibilitará um melhor e mais adequado fluxo de trabalho, desde a entrada até a liberação de doadores, doações e pacientes. O prédio foi projetado especificamente para este serviço e será um grande avanço para Nova Friburgo. Arrisco-me a dizer que Nova Friburgo terá o melhor Hemocentro do Estado, sem sombra de dúvidas” – finalizou Paulo Coelho, diretor do Hospital Municipal Raul Sertã.

Nenhum comentário: