Na noite de terça-feira, dia 7, no Caledônia Montanha Clube,
foi realizado o ato de lançamento do Polo Gastronômico Caledônia, que tem por
objetivo revelar os segredos da arte de cozinhar e o prazer da boa mesa. O
folder distribuído na ocasião cita que o grupo de empresários participantes tem
como missão oferecer alta gastronomia com requinte e tradição, fortalecendo,
assim, a cultura local de forma sustentável e atraindo os amantes de uma
refinada culinária com charme e bom atendimento. Participam desse grupo
restaurantes, pizzarias, choperias, padarias e bares tradicionais da cidade,
situados nos bairros Olaria, Cônego e Cascatinha, caminho que leva ao Pico do
Caledônia, com 2.257 metros e inspiração que nomeia o polo. A harmonia entre a
natureza e o clima de montanha atrai e encanta olhares de friburguenses e
turistas para uma experiência gastronômica inesquecível na paisagem mais bonita
da serra do Estado do Rio.
O presidente do Caledônia Montanha Clube, Carlos Alves,
disse que o polo é mais uma ferramenta para fomentar o turismo em Nova
Friburgo.
Em seguida, o prefeito saudou a equipe do Sebrae, instituição
parceira dessa promoção, e os empresários presentes. Elogiou o trabalho do
grupo que criou o polo, considerando-o uma semente que dará bons frutos para a
cidade. Comentou que os hotéis de Nova Friburgo ficam cheios, como ocorreu no
feriadão de Corpus Christi. “Investir no turismo é certeza de retorno imediato”,
afirmou. Rogério Cabral avisou que o polo será divulgado em busdoors na cidade
do Rio de Janeiro, já como fruto da parceria da Prefeitura de Nova Friburgo e
empresários dessa iniciativa. “O Polo Gastronômico Caledônia já nasceu grande,
mas ainda tem muito a crescer”, observou o prefeito, que tem planos de propor
trabalho semelhante a outros bairros e distritos friburguenses, como já ocorre
em Lumiar e São Pedro da Serra.
O secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs,
também parabenizou os empresários do polo e observou que as atividades
turísticas duplicaram em Nova Friburgo no atual governo.
GASTRONOMIA E OUTRAS ATIVIDADES – A gerente do Sebrae em
Nova Friburgo, Fernanda Gripp, e os empresários do polo, Marcelo Mendonça e
Renato Polo, deram detalhes da proposta. Enquanto cada participante servia amostras
de sua culinária para degustação, Fernanda falou do projeto Sebrae na Mesa, de
capacitação dos empresários e participação em ações coletivas. Marcelo comentou
que o grupo do polo já se reúne há mais de um ano, com proposta de boa
gastronomia e outras iniciativas, além de fazer a diferença em Nova Friburgo.
Renato, por sua vez, anunciou o primeiro evento do polo para o mês de agosto,
um workshop versando sobre gastronomia, hotelaria e comércio. Ele frisou que é
pensamento dos empresários envolvidos voltar com a atividade de voo livre na
Caledônia, com recuperação da rampa, e também caminhadas na região.
Ao fim do ato de lançamento, Gisele Costa, da equipe do
Sebrae, apresentou a empresária Sílvia Klein Faltz, do Polo Gastronômico de
Lumiar e São Pedro da Serra, que teceu detalhes das atividades nesses dois
distritos friburguenses, como forma de incentivo aos empresários do Polo
Gastronômico Caledônia.
Os participantes do Cônego são Angels and Devils, Barril
Gelado, Chakai, Galpão Gourmet, Dom João, Oca Maloca, Peixe Frito, Pizzas do
Cônego e San Sushi; da Cascatinha, Caledônia Montanha Clube, Padaria Encanto da
Montanha, Pousada Zero Grau e 746 Hostel; e de Olaria, Arena Grill e Lev Sucos.
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