sábado, 11 de junho de 2016

Turismo sustentável é abordado em seminário sobre meio ambiente

O secretário de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs, participou do segundo dia do seminário sobre meio ambiente urbano e rural e impacto ambiental, realizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo. Na ocasião, o secretário proferiu uma palestra sobre o tema “Sustentabilidade agregando valor ao turismo”. O evento teve início na última terça, 7, e se encerra na quinta-feira, 9.

Antes de iniciar a palestra, Nauro aproveitou para elogiar os temas apresentados anteriormente sobre a APA de Macaé de Cima e a interferência do meio ambiente na cadeia produtiva do Polo Áudio Visual de Nova Friburgo. Na sequência, o secretário inciou sua abordagem sobre o turismo na cidade e os impactos ambientais que podem ser evitados no setor.

Entre os assuntos principais, o secretário enfocou o verde como matéria-prima para o turismo, a preservação ambiental e o crescimento da cadeia produtiva do turismo. Ele destacou, ainda, a inclusão social através do setor turístico, tanto na geração de empregos como na movimentação cultural.

Mas o assunto abordado que mais despertou curiosidade entre os presentes foi a passagem da Tocha Olímpica em Nova Friburgo. O secretário falou dos benefícios que o evento de repercussão mundial pode trazer para a cidade, principalmente ao mostrar que o município está totalmente recuperado após sofrer com a tragédia de 2011. “Tivemos a imagem de Nova Friburgo muito afetada na época da tragédia, o que repercutiu no mundo inteiro. Tudo foi destruído e por isso consideramos de extrema importância a vinda da tocha para a cidade, pois através da passagem dela aqui teremos a oportunidade de mostrar que o município está recuperado e a nossa natureza está preservada” – salientou Nauro Grehs.

Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos para dar ainda mais visibilidade no turismo sustentável do município, Nauro citou o “Lidera Turismo” e a apresentação no evento “Rio Media Center”, em que Nova Friburgo terá a oportunidade de expor produtos e serviços oferecidos, além de mostrar o potencial e a vocação turística da cidade para o turismo de aventura e o ecoturismo. A ideia é que Nova Friburgo possa se tornar uma referência de destino turístico com práticas sustentáveis até 2018 e, para isso, conta com a sensibilização da comunidade local.

Nenhum comentário: