terça-feira, 12 de julho de 2016

Comitê de População em Situação de Rua inicia trabalho de campo na quarta

O Comitê de População em Situação de Rua realizou reunião segunda-feira, 11 de julho, no prédio da OI, com participação de representantes da ONG Viva Rio, do Ministério Público, da OAB e da Clínica Santa Lúcia. Esse foi o último encontro antes do início dos trabalhos de campo, que iniciam-se nesta quarta-feira, 13 de julho. Nessa reunião foram debatidas a organização do fluxo de atendimento de nível básico e de alta complexidade e decidido como será feito o atendimento multidisciplinar pelas equipes da Atenção Psicossocial para Usuário de Álcool e Outras Drogas (da secretaria municipal de Políticas sobre Drogas) e do CREAS (da secretaria municipal de Assistência Social).

Desde maio desse ano (2016), outras ações vem sendo deliberadas para serem executadas pelos atores do comitê, como abordagens para o monitoramento da saúde da população de rua, com exames laboratoriais e realização de higienização e curativos. A intenção é que esse trabalho de campo aconteça todas quartas-feiras, através da equipe multidisciplinar do CREA e da Atenção Psicossocial da secretaria de Política Sobre Drogas.

E essas ações fazem parte do protocolo de intenção para atuação com a População em Situação de Rua que foi criado pelo comitê, que determina como será o procedimento desde o primeiro atendimento até o encaminhamento para reabilitação ou recambiamento à cidade origem.

O comitê intersetorial para tratar dessas questões relacionadas à população de moradores de rua da cidade será criado pela Prefeitura através de decreto, assim como o protocolo para que possa ter base jurídica e ganhar força junto ao Ministério Público.

O comitê é composto pelas secretarias de Políticas sobre Drogas, Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, de Saúde, de Ordem e Mobilidade Urbana e Comunicação Social. Atualmente, 37 moradores de rua estão cadastrados na Prefeitura. Eles são monitorados nas ruas e recebem o acompanhamento profissional, quando necessário.

Nenhum comentário: