segunda-feira, 18 de julho de 2016

Congresso em Nova Friburgo reúne gestores de todo país

Gestores públicos e de concessionárias de diversas cidades do país vieram a Nova Friburgo para participar do III Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais. O evento, realizado pela Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil (CONACI/BR) e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nos dias 13 e 14, no Nova Friburgo Country Clube, apresentou diferentes painéis temáticos e contou com a participação do secretário de Saúde de Nova Friburgo, Rafael Tavares, representando o Executivo Municipal.


Na quarta-feira, 13, o evento foi aberto oficialmente e seguiu com a apresentação de três painéis: “Perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas consorciadas”; “O impacto da crise econômica nos municípios e a gestão consorciada como instrumento no enfrentamento dos desafios”; e “Avanços e conquistas na área da saúde obtidos por meio da gestão consorciada”.

No segundo dia de evento, os trabalhos foram iniciados logo pela manhã com a apresentação do painel “Fiscalização e controle externo dos consórcios públicos”. Logo depois foi a vez da explanação sobre “Os consórcios como ferramenta de gestão pública e seus contornos legais”. 

No período da tarde, palestrantes convidados puderam falar sobre “Projetos, financiamento e convênios para consórcios públicos”, “O pacto federativo e suas implicações nas políticas públicas de gestão consorciada” e “Opinião pública – as estratégias dos gestores públicos na comunicação eficaz junto a sua população”.

Rafael Tavares mostrou-se satisfeito com a realização de um evento de porte nacional em Nova Friburgo. Para ele, além da troca de experiências, o evento serve para fortalecer o movimento crescente dos consórcios intermunicipais. “Esses trabalho que envolve os consórcios é recente e um encontro como este mostra a força dos municípios e também de uma região. Essa troca de experiências que podemos vivenciar em um congresso brasileiro, temos a oportunidade de aprender e ter como exemplo situações exitosas e que podemos aplicar, de alguma forma, a nossa realidade. E com o fortalecimento além das fronteiras municipais, a gestão pública ganha mais qualidade” – destacou o secretário municipal de Saúde.

Nesta edição realizada em Nova Friburgo, cabe ressaltar que, integrada ao evento principal, aconteceu a I Expo Conaci, uma feira de negócios, produtos e serviços regionais. Nova Friburgo é a terceira cidade do Brasil a receber uma edição do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais. Em anos anteriores, o evento aconteceu em Belo Horizonte-MG e em São Luís-MA.

Nenhum comentário: