domingo, 24 de julho de 2016

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Durante os dias 25 a 29 de julho será realizada em Nova Friburgo ação voltada ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da secretaria municipal de Saúde, subsecretária de Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de DST/AIDS/HEPATITES VIRAIS, realizará testagem na Policlínica Centro Dr. Silvio Henrique Braune, no Ambulatório Bento XVI e na ADINF, além da UBS de São Geraldo, no dia 28.

Serão prioridade para os testes de HCV (hepatite C) os pacientes a partir de 40 anos, que tenham feito cirurgias, transfusões de sangue ou forem transplantados antes de 1993 e HSH. A testagem precoce é fundamental, pois o tratamento, quanto mais cedo for iniciado, dá mais chance de cura ao paciente e traz menos riscos de complicações.

Na Policlínica Centro será oferecida testagem rápida para as Hepatites B e C, como vacinação contra a Hepatite B e orientações sobre as hepatites virais. Nas demais unidades estaremos oferecendo a testagem para Hepatite C.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

As hepatites virais B e C são transmitidas pelo sangue, esperma, secreção vaginal através da relação sexual e transmissão vertical. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.

A prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais, não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados e o não compartilhamento de objetos utilizados para utilização de drogas aspiradas e injetáveis. As unidades de saúde oferecem diariamente a vacina contra hepatite B para a população em geral.

Nenhum comentário: