terça-feira, 19 de julho de 2016

Festa da Cerejeira reúne milhares de pessoas em Florândia da Serra

A colônia japonesa de Nova Friburgo realizou no último domingo, 17, no sítio Matsuoka, em Florândia de Serra, no 3º distrito, mais uma edição da Festa da Cerejeira de Nova Friburgo – Hanami 2016. Milhares de friburguenses e turistas prestigiaram o evento, marcado pela beleza da floração das cerejeiras. A árvore, tradicional no Japão e que foi trazida para o município pelos imigrantes japoneses, tornou-se expressiva em diferentes pontos da cidade, marcando de forma simbólica a temporada de inverno em Nova Friburgo.

Além de comidas e sobremesas típicas, outros aspectos da cultura nipônica foram apresentados através das apresentações de dança e artes marciais (kenjutsu e iaijutsu). Mas as grandes protagonistas do dia foram as cerejeiras. A propriedade da família Matsuoka conta com cerca de 500 pés plantados, cuja floração dura apenas duas semanas. Além da curta duração, a cerejeira tem uma outra particularidade: a árvore vive apenas de 20 a 25 anos. Sendo assim, os proprietários do sítio Matsuoka já estão fazendo o replantio de algumas árvores, visando a continuidade da festa para os próximos anos.

No ano passado a festa não pôde ser realizada em função da falta de água que assolou todo o país, inclusive a nossa região. Mas a ideia da colônia é dar continuidade a este evento tão marcante na nossa cultura e que começou aqui em Nova Friburgo há 23 anos com as famílias Matsuoka e Fujimaki. A festa começou com a ideia de colônia, mas acabou se expandindo para toda comunidade e hoje é um sucesso. Nossa ideia é continuar por muito e muitos anos, por isso já estamos fazendo o replantio de algumas espécies para que a tradição não acabe daqui um tempo” – finalizou Peter Nagatsuka, organizador do evento.

Nenhum comentário: