sábado, 16 de julho de 2016

Militares do Sanatório Naval de Nova Friburgo doam sangue ao Hemocentro

Devido aos baixos estoques do Hemocentro, na manhã de quinta-feira (14 de julho), 15 militares do Sanatório Naval de Nova Friburgo reuniram-se em prol de uma boa ação: doar sangue para o Hemocentro Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, inaugurado no dia 30 de junho.

Responsável pelo abastecimento de 13 municípios, a capacidade de estoque no local está sempre abaixo da necessária. A média de doadores por semana desde a inauguração do novo espaço está em torno de 50 pessoas e o ideal seriam no mínimo, 100. A inauguração possibilitou o aumento de quase 43% dos atendimentos e funcionará em um imóvel amplo e moderno, em um prédio anexo ao hospital Raul Sertã, onde funcionava a sala de hidratação.

O diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, o capitão de fragata médico José Roberto Gomes Corrêa Macedo, afirma que as doações serão frequentes. “Tenho sempre por hábito doar sangue e pretendemos fazer essa ação constantemente. Acabamos de sair de junho, considerado o mês nacional da doação de sangue, conhecido como junho vermelho. A nossa intenção é promover um ato humanitário e melhorar e ajudar a normalizar o estoque de sangue da cidade.”


O hemocentro precisa constantemente de doações e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Vale lembrar que para doar é necessário ter uma boa noite de sono, estar entre 17 e 60 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nem derivados do leite 3 horas antes da doação e estar portando um documento oficial com foto como carteira de identidade ou de motorista.

Nenhum comentário: