sexta-feira, 29 de julho de 2016

O esquema para a chegada da Tocha Olímpica a Nova Friburgo

A assessoria de comunicação da Rio 2016 esteve em Nova Friburgo na quinta-feira, 28 de julho, promovendo, juntamente com a Prefeitura, mais uma reunião preparatória para a chegada da Tocha Olímpica no município, dia 30, próximo sábado, às 15h. 

A passagem da Tocha Olímpica por Nova Friburgo está sendo vista pelo governo municipal como uma oportunidade para mostrar ao mundo que o município está totalmente recuperado da tragédia de 2011, quando, justamente, a cidade foi exposta de forma dramática. Por isso, a Praça do Suspiro, especificamente a Igreja de Santo Antônio e o Teleférico, ícones da devastação ocorrida, serão pontos estratégicos do revezamento da Tocha.


O comboio que chegará a Nova Friburgo no próximo sábado, 30, contará com 20 veículos. Os condutores virão no meio desse comboio, depois do caminhão de imagem. A imprensa terá o mesmo acesso que o público para fazer as suas imagens durante o percurso de 12 km. As entrevistas aos condutores só poderão ser feitas antes ou depois do momento da condução por cada um deles, e a entrevista com o último condutor somente depois que ele acender a Pira Olímpica na Via Expressa.

Os ingressos para a Rio 2016 podem ser adquiridos às quintas-feiras, às 12h e podem ser comprados pelo site oficial, www.Rio 2016.com. A entrega é pelo correio.

O trajeto

O percurso em Nova Friburgo terá a partida oficial na Ponte da Saudade. Serão 12,5km de percurso, que será distribuído entre 60 condutores que se revezarão a cada 200m. A chegada será na Via Expressa, onde será montado palco e local específico para a Pira Olímpica. Durante todo o percurso, conforme disse o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, haverá apresentações musicais de agremiações carnavalescas e bandas de fanfarra das escolas municipais e estaduais.

De acordo com a secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, cerca de mil pessoas farão parte do esquema de segurança e mobilidade, sem contar as pessoas da Rio 2016 da Guarda Nacional, Polícia Federal e do comitê organizador.

O Sanatório Naval e o Tiro de Guerra cederam o maior número de pessoas. A Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes da secretaria de Mobilidade Urbana, Cruz Vermelha, secretaria de Turismo e Posturas somam quase 400 pessoas. E a Prefeitura ainda conta com a colaboração de mais de 400 voluntários.

Todo o trajeto será verificado com antecedência. Varreduras serão feitas por equipes antibomba e antiterrorismo do governo federal, escoltas ostensivas estarão a postos nos trechos urbanos e rodoviários e policiais encobertos estarão junto ao público.

A estudante Thayssane Rocha Silveira recepcionará o símbolo dos jogos olímpicos, entregando-o ao primeiro condutor do revezamento, na Ponte da Saudade. Além de Thayssane, a banda de tambores do Colégio Odette Penna Muniz fará uma apresentação durante a chegada.

Na Rua Mac Níven, estará presenta a bateria do bloco de enredo Bola Branca. 

A Escola de Samba Unidos da Saudade e a Banda Sinfônica Campesina estarão em frente da Prefeitura. 

A agremiação Vilage no Samba estará na Avenida Engenheiro Hans Gaiser.

A Escola de Samba Alunos do Samba ficará posicionada em Duas Pedras, enquanto o bloco Raio de Luar, na Rua Prudente de Morais. 

O bloco Globo de Ouro estará na Rua General Osório, na rua que leva ao teleférico, a Rua Sylvio Henrique Braune.

Um condutor trará a tocha pelo teleférico. Ele encontrará, na Praça do Suspiro, grupos de capoeira e de dança, das colônias friburguenses, e a banda de tambores do Colégio Nossa Senhora das Mercês, e a Real Banda Euterpe Friburguense.

A banda Galdino do Vale Filho ficará na Rua Marcílio Dias, juntamente com Toque Feminino, da Universidade Cândido Mendes e a Banda do Colégio Dermeval B. Moreira.

Na Via Expressa, local da Pira Olímpica, foram escalados o bloco Imperador, a banda do Ponto de Cultura de Olaria, a Campesina Friburguense, a banda do Colégio Canadá e a bateria da Escola de Samba Imperatriz de Olaria. 

Dj’s também foram convidados para animar e festejar o encerramento do revezamento e a passagem da Tocha Olímpica por Nova Friburgo.

Nenhum comentário: