quinta-feira, 7 de julho de 2016

Palestra ‘Vencendo a Depressão’ é ministrada em Macuco

Ação foi voltada às integrantes do Grupo da Terceira Idade Flor de Ipê

Com o objetivo de alertar a população macuquense sobre a gravidade da depressão, priorizando nesse momento os munícipes com idade acima de 60 anos, em particular aqueles que integram o Grupo da Terceira Idade Flor de Ipê, a Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco, por iniciativa da titular da pasta, Jucilea Brito, realizou na semana passada a palestra ‘Vencendo a Depressão’.

Convidada a dar explicações detalhadas às participantes, a enfermeira Verônica Golinelli foi a palestrante. Ela relatou que a depressão é um transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, causando males no corpo, mudando o humor e o pensamento. Segundo ela, trata-se, na verdade, de alterações emocionais e do ânimo que deixam a pessoa num estado anormal de tristeza, levando a alterações físicas e mentais.

Ainda conforme os estudos, pacientes depressivos têm mais do que tristeza, apresentam alterações de peso, apetite e do sono, têm desespero, desânimo, desesperança, dificuldade de concentração, inquietação, sensação de vazio, dificuldade em manter relacionamentos normais e falta de interesse pela vida, fazendo com que se isolem e permaneçam com pensamentos negativos de forma consistente por mais de duas semanas, caracterizando assim um quadro de depressão.

Atendendo solicitamente as participantes, Verônica foi objetiva, apontando causas, outros sintomas, detalhes sobre tratamento e gravidade da automedicação e também reforçou o fato de que a motivação e a participação em atividades físicas e intelectuais são fundamentais, citando principalmente aquelas que já são oferecidas no trabalho desenvolvido com o Grupo Flor de Ipê, entre os quais estão artesanato, aulas de canto, sobre alimentação saudável e roda de terapia. “São dicas e comportamentos simples, mas que contribuem efetivamente para que a pessoa vença a depressão”, garantiu a enfermeira.

Depois de liderar o sorteio de vários brindes para descontrair o ambiente, a secretária Jucilea Brito disse que a iniciativa visa apoiar quem enfrenta esse tipo de problema. “Agradeço a Verônica Golinelli, que nos fez entender que para vencer a depressão é preciso buscar tratamento e contar com o apoio familiar. Conviver ao lado de pessoas com depressão, que parecem estar num lugar escuro e poder oferecer uma luz para essas pessoas é algo que não tem preço. É preciso tentar compreendê-las e fazer com que vejam sentido na vida. Esse é nosso objetivo”, esclareceu a secretária.

Nenhum comentário: