sábado, 9 de julho de 2016

Produtores representantes de outras potencialidades econômicas de Nova Friburgo, além da Moda, expõem na Fevest 2016

Nem só de Moda vive a 26ª Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima (Fevest Festival 2016). O evento que começou no dia 06 de julho (quarta-feira) e vai até este domingo (10/07), em Nova Friburgo, traz novidades em relação às edições anteriores. Com um porte maior e com o título de “festival”, a Fevest abre espaço para exposição de outros segmentos econômicos além da Moda, como é o caso da truticultura, chocolates, cafés regionais, cervejas especiais, cachaças artesanais, além de equipamentos do setor metal-mecânico e das potencialidades turísticas da região.


A iniciativa de dividir os holofotes da Moda com os demais setores partiu do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, que montou seu estande com o tema “Vocações Regionais”. O objetivo é, ao mesmo, tempo divulgar o que a região tem de melhor e oferecer aos visitantes uma experiência diferente da que eles estão acostumados.

Para Nathália Peixoto, que atua no ramo da cachaça artesanal, a exposição de seus produtos na Fevest 2016 proporciona uma oportunidade única, que valoriza sua atividade econômica. “A ideia do Sebrae de apoiar os produtores locais fortalece nossos segmentos, já que os visitantes passam a conhecer, inclusive por meio de degustação, quais são os produtos que aqui existem e qual a ligação histórica e cultural que eles têm com a região. Isso serve não só para agregar valor ao que produzimos, mas também enriquece culturalmente aos visitantes, criando uma cadeia que resulta em novas experiências”, afirma a jovem empreendedora, que levou amostras de sua cachaça, a “Sinhá Brasil”, para serem degustadas pelos visitantes.

O truticultor e empresário, Frederico Lucho, diz que abrir portas para outros segmentos contribui para o crescimento da Fevest, que tem potencial para se tornar uma vitrine cada vez maior, não só para o setor de vestuário, mas também para todas as potencialidades econômicas locais. “Quem ganha com essa variedade são os visitantes que passam a ter uma visão mais ampla de tudo o que a Região Serrana pode oferecer. Desse modo, potencializamos o Turismo e abrimos espaço para novas oportunidades de negócio. Nossos produtos podem ser apreciados e a divulgação de nosso trabalho traz resultados muito positivos para toda nossa cadeia produtiva”, destaca o produtor, que oferecia aos visitantes provas de caviar de truta.


Edna Moraes, responsável pela “Cerveja Barão” e que no primeiro dia da feira foi vestida como baronesa, explica que a riqueza do que está sendo exposto durante a Fevest não pode ser medida em valores monetários. “A composição de vários segmentos em um mesmo espaço possibilita uma ampla experiência para os visitantes, que adquirem conhecimentos sobre a história e a cultura locais. A riqueza de nossos produtos está justamente no fato de que cada um deles tem sua própria história, que somadas, resultam na definição de nossa cultura e tradições”.

O produtor e fabricante de café, José Henrique Neto, destaca que o fato de estar participando de um evento grandioso como a Fevest 2016 demonstra o tamanho do apoio que o Sebrae está proporcionando para os produtores locais. “A Fevest hoje é a maior feira de Moda Íntima do país. Ter a oportunidade de participar é muito bom, ainda mais com o apoio de instituições como o Sebrae, que tem sido um importante aliado para o desenvolvimento e aprimoramento do setor de café em nossa região”, comenta.

Estrutura e estimativas

Os realizadores estimam que a Fevest Festival 2016 receba aproximadamente 13 mil pessoas, público 30% maior que do ano passado. São cem estandes distribuídos em uma área de 12 mil metros quadrados. O grande diferencial desta edição é que, além dos desfiles, workshops, mostras, entre outras atividades, serão realizadas dois dias de feira, neste sábado e domingo (09 e 10 de julho), que possibilitarão a compra a varejo de produtos colocados à venda pelos expositores, com preços diferenciados.

A 26ª Fevest Festival é uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, InterTV, TexBrasil, Abit, Apex; e organização da Teia de Eventos.


Programação

Até 10 de julho:
Das13h às 20h - Projeto Novos Talentos SENAI Espaço da Moda e Guia da Indústria - Aluno/Guia, para recepcionar os interessados.

Dia 10 de julho:
Profissionais voluntários do Projeto Casca de Cebola farão cortes de cabelos, gratuitos, em pessoas que desejarem doar suas mechas para confecção de perucas.

Serviço:

26ª edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima (Fevest Festival 2016)
6 a 10 de julho de 2016
Horário: das 13h às 20h
Nova Friburgo Country Clube
Avenida Conselheiro Július Arp, 140 – Centro / Nova Friburgo
Mais informações do evento pelo telefone (22) 2523-8531 ou no site: www.fevest.com.


Nenhum comentário: