quarta-feira, 13 de julho de 2016

Revezamento da Tocha Olímpica em Nova Friburgo terá a participação de escolas de samba e blocos de enredo

As escolas de samba e os blocos de enredo de Nova Friburgo farão parte da programação da passagem da Tocha Olímpica na cidade, no dia 30 de julho. Segundo o secretário de Turismo e Marketing de Nova Friburgo, Nauro Grehs, o objetivo é mostrar que o carnaval de Nova Friburgo é um dos mais procurados do Estado. “A novidade é que as escolas de samba e blocos de enredo participarão do evento. As escolas, nas suas comunidades e em outros locais, se apresentantarão nesse período. O objetivo é mostrar a força do carnaval friburguense, o segundo maior do Estado e que ainda não tem a divulgação devida”.

Nauro afirma ainda que a procura pelos hotéis da cidade já é grande e que o período é propício para o fomento de todos os setores de Nova Friburgo, visto que o revezamento acontece uma semana antes do início oficial das Olimpíadas e duas semanas antes do Dia dos Pais, que nesse ano será comemorado no dia 14 de agosto. Além disso, várias empresas estão dando férias coletivas aos funcionários, uma grande chance de atrair os cariocas para a cidade.

O trajeto oficial contempla cerca de 12,5 km. A tocha começa a ser conduzida na Ponte da Saudade, passa pelo Centro, na Avenida Alberto Braune, por Duas Pedras e, em seguida, descerá pelo teleférico em uma grande celebração da reconstrução e recuperação da cidade. Em seguida, ela passa pelo Nova Friburgo Country Clube. O destino final é a Via Expressa, onde acontece a celebração final com o acendimento da Pira Olímpica, que ficará acesa por cerca de meia hora. 

Nauro fala sobre como foi feita a escolha do trajeto a ser percorrido: “Fizemos várias reuniões entre a secretaria de Turismo, Ordem e Mobilidade Urbana, Comitê Olímpico e Força Nacional para minimizar os problemas, atendendo as necessidades de segurança, trânsito, e buscando mostrar os atrativos de nossa cidade”.

A Banda de Tambores do Colégio Municipal Odette Penna Muniz e um pórtico mostrando que Nova Friburgo é a capital nacional da Moda Íntima farão a recepção da Tocha, na Ponte da Saudade. Outras bandas de fanfarra da cidade estarão espalhadas pelo percurso. Em diversos pontos da cidade a programação festiva para o recebimento da Tocha começa às 14h.

Na Via Expressa, a Campesina Friburguense se apresentará e a população poderá desfrutar de aulas gratuitas de Muay Thai. 

Na Praça do Suspiro haverá aulas de capoeira, aulas voltadas para a melhor idade e para a criançada e apresentação da Banda Euterpe Friburguense. As colônias da cidade marcarão presença na descida da Tocha pelo Teleférico: o auge do revezamento em Nova Friburgo.



Chegada da Tocha Olímpica Rio 2016 é antecipada em Nova Friburgo

A Tocha Olímpica Rio 2016 chegou ao Aeroporto de Brasília no dia 3 de maio, faltando 94 dias para o início dos jogos olímpicos. A chama vai percorrer 328 cidades do país em um revezamento que contará com a participação de 12 mil condutores. Em Nova Friburgo, a chegada da Tocha foi antecipada para as 15h15 do dia 30 de julho.

O encontro inédito da histórica chama olímpica, com o calor humano do povo friburguense, promete muitas emoções. Em uma parte do trajeto, a chama será conduzida por um empresário friburguense que, como grande parte da população da cidade, perdeu tudo no evento climático de 2011 e conseguiu se reerguer. Ele descerá com a tocha pelo teleférico, um verdadeiro símbolo da recuperação, reconstrução e do potencial de Nova Friburgo, em uma comemoração que ficará gravada na memória e no coração da cidade.

Mais de 60 pessoas participarão do revezamento da tocha em Nova Friburgo, na maioria friburguenses envolvidos com esporte, projetos sociais e pessoas escolhidas por concursos e promoções feitas pelos patrocinadores do evento. Nauro afirma ainda que, por motivos de segurança, a lista oficial completa vai ser divulgada somente alguns dias antes do revezamento. “A principal preocupação da secretaria de Turismo é com a realização do evento e com a participação e apoio de todos os friburguense“ – afirmou o secretário


Várias secretarias montaram uma força tarefa para que o evento ocorra com excelência: Turismo, Ordem e Mobilidade Urbana, Comunicação, Esportes, Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos. 

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 acontecerão na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 05 e 21 de agosto de 2016. Saiba mais no endereço www.rio2016.com.

Um comentário:

Unknown disse...

Mobilidade urbana!! Que trechos serão fechados? Como ficarão os acessos e saídas a Friburgo em 30 e 31/07? Em que horários? Todos poderão sair e chegar na cidade sem problemas de engarrafamento, alteração no tráfego, bloqueios? Esta agenda precisa ser fechada e divulgada urgente pois todos que frequentam Nova Friburgo precisam se programar.

Obrigada
Rosangela P Luna