quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sala do Empreendedor auxilia instalação de empresa de ecoeficiência em Nova Friburgo

O termo ecoeficiência deve ser desconhecido da maioria dos friburguenses. Mas essa é uma preocupação atual e mundial na busca pelo desenvolvimento sustentável. Em Nova Friburgo não é diferente. A Sala do Empreendedor da Prefeitura está intermediando a instalação de uma empresa especializada na geração de energia solar, através de células fotovoltaicas.


De acordo com o representante Luis Cláudio Pinheiro, da ASMF Infratec, a proposta de trabalho da empresa gira em torno da ecoeficiência. A escolha da cidade foi devido ao reconhecimento da solidez econômica do município e da visão política de apoio à atividade econômica regional. “A recepção da Sala do Empreendedor, a cargo do senhor Carlos Boueke, está sendo de extrema relevância nesta mudança”, afirmou Luiz Cláudio.

A ecoeficiência é a união entre o fornecimento de bens e serviços sustentáveis que satisfaçam as necessidades humanas pela promoção da redução dos impactos ambientais e do consumo dos recursos naturais. Alguns dos objetivos dessa nova filosofia são os de minimizar a intensidade energética de bens e serviços, maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis e promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos.

Semana passada, durante uma reunião com o secretário municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Juvenal Condack, e o subprocurador da Prefeitura, Sávio José Rodrigues, Luiz Cláudio sugeriu que ambas as partes façam um estudo de viabilidade e incentivo para que o consumidor da energia convencional se torne um micro gerador de energia. “O objetivo é incentivar a utilização das novas tecnologias e melhorar a performance econômica e ecológica do cidadão de Nova Friburgo”, disse Luiz Cláudio.

Luiz parabenizou a atual gestão da Prefeitura pela forma como o município acolhe as atividades econômicas e turísticas, demonstrando capacidade de buscar novas formas de investimentos que beneficiem a economia local, o serviço público e a qualidade de vida dos seus Moradores.

Sobre os sistemas fotovoltaicos

A tendência mundial de adesão aos sistemas fotovoltaicos deve-se a diversos fatores: aumento na eficiência dos sistemas, sustentabilidade e incentivos governamentais.

O Brasil é um país altamente favorável à produção de energia solar devido às suas condições geográficas e climáticas. A radiação solar na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica (FV), é 40% menor do que na região menos ensolarada do Brasil. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incide entre 4.500 H/m² a 6.300 Wh/m² no país.

A proposta da Infratec Solar, empresa que a Prefeitura está incentivando a se instalar no município, trará para a região produtos chamados sistemas conectados à rede (on-grid), sistemas isolados (off-grid), alimentadores para animais (solar) e sistemas de bombeamento movidos a energia solar entre outros.

O sistema conectado à rede (on-grid) tem o objetivo de contribuir com a rede local (convencional), através da devolução da energia solar gerada por meio de um medidor bidirecional. Essa devolução de energia fará com que o medidor, literalmente, rode ao contrário, diminuindo a conta de luz. Em casos em que a produção for maior do que o consumo, serão gerados créditos a favor do consumidor.

Já os sistemas isolados (off-grid) tem como função atender áreas onde não existe rede elétrica. Os sistemas são autônomos, e são instaladas baterias para os momentos onde não há incidência solar. Podem ser utilizados também como iluminação de emergência.


No caso das bombas e alimentadores de animais, esses são equipamentos alimentados diretamente por energia solar.

Nenhum comentário: