domingo, 31 de julho de 2016

Saúde de Macuco marca presença no Fórum de Atenção Básica

Aproximadamente 200 gestores e profissionais com atuação nas secretarias municipais e estadual de Saúde, Ministério da Saúde, COSEMS, universidades e programas de Saúde da Família se reuniram semana passada, no Rio de Janeiro, para o XXIV Fórum Permanente de Atenção Básica, cuja abordagem destacou ‘Os Rumos da Atenção Básica no Estado do Rio de Janeiro: o que temos e o que teremos’.

De acordo com a representação da Secretaria de Saúde de Macuco, que marcou presença no encontro por intermédio da médica Márcia Vieira, o objetivo do encontro, promovido pela Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, numa parceria com o COSEMS RJ, foi compartilhar os avanços já alcançados pela atenção primária nos municípios e ao mesmo tempo debater quais os desafios da área.

Participando ativamente do Fórum, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, ao compor a mesa de autoridades destacou a importância da Atenção Básica para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde da população. Segundo ele, a Atenção Básica necessita de prioridade no que tange à saúde pública no país, já que em torno de 90% dos casos que chegam às Unidades Básicas de Saúde e nas Clínicas da Família podem ser resolvidos nestas unidades. “Precisamos que a Atenção Básica seja resolutiva na acepção da palavra”, explicou o secretário.

Durante o Fórum ficou decidido que será formulado em conjunto uma Política Estadual de Atenção Básica para nortear as ações do setor. O grupo também criou uma carta que será enviada ao Ministério da Saúde solicitando a ampliação do financiamento na Atenção Básica, a manutenção e ampliação do Programa Mais Médicos e a qualificação do E-SUS, base de dados da Atenção Básica em nível nacional.

Uma das idealizadoras do encontro, a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, Thaís Severino da Silva, disse que o balanço do encontro é absolutamente positivo, especialmente por ter marcado uma série de debates muito qualificados. “Não há dúvida de que serão a base para nosso planejamento e para a elaboração da Política Estadual de Atenção Básica”, disse a superintendente sob os olhares da presidente do Cosems, Maria da Conceição de Souza Rocha, e do apoiador do Ministério da Saúde, José Luiz Paiva.

Tivemos uma excelente oportunidade de agregar conhecimentos e expor nossas premências no intuito de buscar a agilidade dos serviços, entre eles a liberação de cirurgias, exames, consultas e demais procedimentos agendados através do sistema de regulação”, comentou a doutora Márcia Vieira.

Nenhum comentário: