domingo, 31 de julho de 2016

Secretaria de Saúde divulga números da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Os números dos testes realizados durante a ação voltada para a prevenção das Hepatites Virais em Nova Friburgo, em lembrança pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, foram divulgados pela secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo. Os testes foram feitos na Policlínica Centro Dr. Silvio Henrique Braune, no Ambulatório Bento XVI e na ADINF.

Na Policlínica foram detectados quatro casos de Hepatite B e quatro outros de Hepatite C. No Ambulatório Bento XVI os números foram maiores: 29 casos de Hepatite B detectados e 59 casos de Hepatite C. Na ADINF foram maiores ainda os casos de Hepatite C positivos: 75.

As Hepatites virais B, C são transmitidas pelo sangue, esperma, secreção vaginal através da relação sexual e transmissão vertical. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização

Na Policlínica Centro foram oferecidas testagens rápidas para as Hepatites B e C, e a vacinação contra a Hepatite B e orientações sobre as hepatites virais. Nas demais unidades está sendo oferecida a testagem para Hepatite C.

Nenhum comentário: