domingo, 14 de agosto de 2016

LBV promove atividades gratuitas para idosos

Em Nova Friburgo, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), oferece o programa Vida Plena para pessoas da terceira idade. Esse programa contribui para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos (com idade igual ou superior a 60 anos), por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais.


Dentro do programa Vida Plena, a Instituição atende cerca de 20 idosas, oferecendo, gratuitamente, oficina de artesanato, toda terça-feira, de cidadania ecumênica e a de Corpo e Movimento, às quintas-feiras. Uma novidade nesta oficina, foi a aula de Zumba para as atendidas, com a educadora social Letícia Vasconcellos, que possui habilidades em danças variadas.

É importante que o idoso pratique a dança ou alguma atividade física, de preferência em grupo. A Zumba, por exemplo, além de ser eficiente, é bastante animada para qualquer faixa etária. Esse contato social e a alegria da dança ajudam a melhorar a autoestima e prevenir doenças como depressão, Alzheimer. Por ser uma atividade de baixo impacto, é bastante agradável”, explicou a educadora social Letícia Vasconcellos.

Manuel Carlos Souza é artesão e voluntário da LBV, ensinando artesanato aos idosos e fala da sua satisfação em participar das atividades: “Me sinto muito feliz em ser um voluntário e ensinar às senhoras da terceira idade o que eu sei de arte. Me dá ânimo para mais alguns anos ensinar um pouco mais”, disse.

Aqueles que possuem qualquer habilidade artística e desejam tornar-se um voluntário a fim de auxiliar em atividades diversas, e no apoio ao desenvolvimento de ações sociais, basta entrar em contato pelo telefone: (22) 2522-5078 ou dirigir-se pessoalmente ao Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria.

Nenhum comentário: