segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Prefeitura de Nova Friburgo consegue autorização para instalação de água e luz no Bom Jesus II

Na luta a favor da legalização do Loteamento Bom Jesus, a Prefeitura de Nova Friburgo realizou reunião na terça-feira, 23, na Defensoria Pública, e conseguiu junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e as concessionárias de água e luz, a autorização para que sejam realizadas as instalações no Loteamento Bom Jesus II. O acordo foi referente as 40 casas, aproximadamente, que estão em condições de habitabilidade nas ruas das Conquistas e Thomas.

As instalações de padrão e hidrômetro estavam suspensas no local, já que o loteamento é irregular, porém, após a reunião com Defensoria Pública, a Prefeitura conseguiu a liberação para que as concessionárias levem água e luz as 40 casas que já estão sendo habitadas. As casas que estão sendo construídas não foram contempladas no acordo.

Nós vamos informar com um mapa e uma relação, ou seja, será referenciado, cada casa com o nome dos proprietários para que não haja dúvida. O acordo é específico para essas pessoas que estavam em uma condição bem difícil, pois água e luz são primordiais”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Sanglard.

Os moradores devem solicitar as instalações uma a uma, que serão feitas pelas concessionárias através de um mapa georreferenciado, determinando quais moradores têm direito a instalação. Além disso, a Prefeitura já deu o primeiro passo para a regularização do Loteamento Bom Jesus, fazendo o levantamento socioeconômico, que está em trâmite. Em paralelo, será iniciada a topografia, gerando o levantamento topográfico social e, a partir daí, começar a gerar os endereços do futuro bairro.

Estamos começando a regularização latifundiária daquela área, mas é um processo demorado que envolve justiça e projeto. Nosso próximo passo é fazer a topografia, até porque precisamos definir o tamanho do arruamento por causa do meio-fio onde a concessionária de energia vai alocar os postes”, disse o secretário Alexandre Sanglard.

Nenhum comentário: