quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Programa contribui para desenvolvimento gerencial e atuação de empresas de Cordeiro e Cantagalo

Empresas que são referência regional estão obtendo, nos últimos meses, maior sucesso gerencial e melhorias significativas em seus resultados após adesão ao programa “Encadeamento Produtivo – Votorantim”, que tem como finalidade preparar as Micro e pequenas Empresas para adotarem melhores práticas de gestão, tornando-se fornecedores mais qualificados, competitivos e assim alcançarem novas oportunidades de negócio.

A iniciativa realizada em parceria com o Escritório Regional do Sebrae/RJ de Nova Friburgo é tão positiva que está beneficiando empresas como a Louzieh Doces Finos, sediada em Cordeiro e que em pouco tempo de adesão ao programa deixou de vivenciar um cenário de dificuldades financeiras, incertezas e pessimismo, para experimentar - mesmo durante a crise financeira - a sensação de sucesso em suas atividades, ao ponto de se tornar uma exportadora. O primeiro mercado externo a se tornar destino dos doces produzidos pela Louzieh é Miami, nos Estados Unidos, e já existem propostas para ampliação de sua atuação como fornecedor para os estados de Nova York e Texas.

De acordo a empresária Louzier Lessa, que é designer de doces, doceira e proprietária da Louzieh Doces Finos, o atual cenário só foi alcançado em razão de uma mudança radical na forma de gerenciar seu negócio. “Tudo começou em novembro de 2015, período em que eu passava por muitas dificuldades financeira e gerencial. Cheguei a pensar que meu negócio, que já existia há 26 anos no mercado, iria acabar. Foi aí que eu busquei ajuda do Sebrae que me indicou participação em seu programa de Encadeamento Produtivo. A partir daí adquiri conhecimentos e informações sobre a real situação de meu negócio e de como transformar o cenário negativo em que me encontrava em um ambiente de negócio próspero. Através das consultorias gerencial e financeira, relatórios e elaboração de estratégias, pude organizar minha empresa e melhorar minha produção e obter resultados muito positivos. Hoje sou uma empreendedora consciente de como realmente funciona o meu negócio. Sou uma fornecedora mais confiante, organizada e me sinto mais capaz de assumir compromissos maiores e mais ousados com meus clientes. Tudo isso foi crucial quando recebi a proposta de fornecer meu produto no exterior. Hoje exporto meus doces e já passa pela minha cabeça a ideia de, quem sabe, abrir uma representação de meu negócio em Miami”, ressalta a empresária que com os resultados que vem obtendo, inaugurou recentemente uma nova fábrica de doces em Cordeiro.

Envolvimento em todo o processo

Outro empreendimento que é referência na região, o Cantagalo Turismo Hotel, também vem obtendo bons resultados após adesão ao programa de Encadeamento Produtivo. Segundo Keth Abreu, co-proprietária, antes de buscar capacitação, ela enfrentava dificuldades em gerenciar seu negócio. “Eu não tinha ideia da importância de me organizar gerencialmente e financeiramente, mas sabia que algo não estava bem. Enfrentávamos dificuldades que iam desde o atendimento, até a divulgação da imagem do hotel, mesmo ele fazendo parte do contexto histórico e cultural de Cantagalo. Com a consultoria e o acompanhamento do Sebrae, passei a me interessar em participar de todo o processo de gerenciamento. Assim fiquei mais confiante e percebi que a palvara-chave é ‘planejamento’. Hoje consigo envolver meus colaboradores nos processos de melhoria de meu negócio, o que tem gerado bons resultados. Alcançamos uma visão mais profissional, organizada, com ênfase no Marketing e focada na maior satisfação do cliente, o que gera muitos benefícios em vários aspectos do negócio, já que criamos e proporcionamos um ambiente mais propício para nosso desenvolvimento, empresarialmente falando”, destaca.


Para o analista do Sebrae/RJ, Tiago Schott, o programa “Encadeamento Produtivo – Votorantim” ajuda no desenvolvimento da gestão das empresas participantes, através da inclusão de controles por indicadores de desempenho. “Com a aquisição de informações e de novos conhecimentos, os empresários tornam-se capazes de desenvolver seus negócios e se tornam mais competitivos e menos dependentes para quem fornecem seus produtos e serviços já que, com uma nova visão, eles passam a ampliar suas opções. Assim, os empresários da Região Serrana poderão se tornar bons fornecedores ao desenvolverem adequações para seus produtos, dentro da qualidade e na quantidade exigidas por seus clientes”, explica o analista, acrescentando que participar desse programa é importante, porque os empresários poderão administrar seus negócios com eficiência suficiente para obter lucros e ainda assim, vender seus produtos e serviços a preços competitivos.

Como funciona o programa

No “Encadeamento Produtivo”, os empresários recebem o acompanhamento de um consultor durante todo o programa e participam de capacitações em Finanças, Marketing e Vendas, Mercado, Tributação, Planejamento Estratégico, dentre outros temas. Eles também recebem consultorias em algumas áreas, além de um diagnóstico de suas empresas.

Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone (22) 2523-6908.

Nenhum comentário: