quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Secretaria de Saúde de Macuco cria o ‘Cantinho da Gestante’

Ação visa repassar informações importantes às futuras mamães

Considerado o momento mais sublime para a mulher, a gestação também se configura num período interessante e de muita expectativa na vida do casal, já que a chegada de um bebê, o nascimento de um filho é desejo de dez entre dez casais que sonham constituir família. No entanto, durante esse período a mulher necessita de cuidados especiais e orientações básicas para manter o seu bem estar e do bebê.

Pensando nisso e com o objetivo de direcionar os passos não somente das futuras mamães, mas também dos familiares que irão vivenciar essa ocasião mágica, a Secretaria de Saúde de Macuco iniciou na terça-feira, 9, um trabalho considerado fundamental para que as macuquenses tenham uma gestação tranquila, rodeada de cuidados e, consequentemente, tenham um parto sem sustos e da melhor forma possível.


Trata-se da criação do ‘Cantinho da Gestante’, que foi montado no interior do Centro de Saúde e tem como meta reforçar as ações voltadas ao bom andamento das gestações. Para isso, reuniões periódicas irão repassar informações precisas e indispensáveis aos grupos de gestantes do município de Macuco. Segundo a enfermeira Verônica Golinelli, que lidera o movimento, os encontros acontecerão quinzenalmente com a apresentação de temas básicos para que as famílias contribuam para que as mamães tenham uma gestação saudável e sem estresse.

Participaram desse primeiro encontro, além da enfermeira Verônica, a nutricionista Flávia Mulin e a assistente social Vera Boaventura. Juntas, elas fizeram ampla explanação sobre o aleitamento materno, informando como deve ser a preparação para a amamentação, a composição do leite materno e seus nutrientes, a importância do aleitamento para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê e cuidados com os seios, entre outras abordagens. Ao final do encontro, houve sorteio de brindes entre os participantes.

 As idealizadoras do projeto ratificam que outras orientações serão levadas às famílias no próximo encontro, que acontecerá em 15 dias, no Centro de Saúde de Macuco. “É gratificante para nós profissionais de saúde contribuir com as futuras mamães macuquenses. Agradecemos ao secretário Carlos Maturana, que nos deu total apoio para desenvolver essa ação, e convidamos também os pais para compartilharem conosco desse momento tão importante para toda família”, relatou Verônica Golinelli.

Nenhum comentário: