quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Campanha Nacional de Multivacinação será realizada a partir do dia 14

A campanha nacional de multivacinação será realizada em setembro, entre os dias 14 e 30, com a promoção do dia 24 como o dia “D” da campanha. O objetivo é resgatar ou completar esquemas de vacinação, atualizar a caderneta de todas as crianças menores de 5 anos, crianças de 9 e 10 anos e adolescentes de 12 a 15 anos de idade, de acordo com o calendário de vacinação.

A realização é do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e da Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis (CGDT), além do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT), da secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), integrada e articulada às secretarias estaduais e municipais da Saúde.

É indispensável que os pais levem a carteira de vacinação de seus filhos, pois todas serão avaliadas e as vacinas serão aplicadas de forma seletiva, respeitando alguns critérios. Como, por exemplo, seguindo objetivos específicos para oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo PNI; melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade; contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis; e manter eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.

Existem algumas precauções que devem ser seguidas: em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Nenhum comentário: