sábado, 22 de outubro de 2016

Apesar de drástica queda nos repasses estaduais e federais, Prefeitura de Nova Friburgo não decreta calamidade financeira

Com a crise financeira que os cofres públicos enfrentam, muitas prefeituras do Estado do Rio de Janeiro passam por dificuldades. No caso de Nova Friburgo, a situação não é diferente. Mesmo com todo o esforço do prefeito Rogério Cabral para manter as contas em dia, o município enfrenta grandes problemas com a arrecadação, levando em consideração a queda de R$ 40 milhões em 2016, de acordo com a inflação. Mesmo com o atual cenário, Nova Friburgo mantém a folha de pagamento em dia e evita calamidade financeira.

Há quase dois meses de deixar a prefeitura, Rogério Cabral ressalta que a atual gestão não está medindo esforços para evitar que Friburgo entre em calamidade financeira, deixando o melhor quadro possível para o próximo governo.

Vale ressaltar que o município não recebe repasses de verbas estaduais destinadas à Saúde há quase dois anos, valor este de quase R$ 8 milhões, afetando diretamente os cofres do executivo municipal, que se esforça para manter a UPA de Conselheiro Paulino em funcionamento e assumiu sozinho as obras de modernização do Hospital Raul Sertã após o cancelamento do convênio Somando Forças.

O Blog opina: Ainda dá para fazer mais cortes e enxugar mais a máquina pública. Nova Friburgo conta com um número excessivo de Secretarias, que atuam de forma tímida (para ser bem elegante) e, portanto, não fariam falta se deixassem de existir.  O momento é de focar nas reais necessidades da cidade. Há Secretarias que podem ser, perfeitamente, adaptadas as já existentes. Com isso, haverá economia significativa aos cofres públicos.

O povo está muito mais interessado em ter atendimento médico, ter remédio, do que sustentar nomeados na prefeitura. 

Nenhum comentário: