quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Campanha ​m​unicipal de prevenção à ​S​í​filis Congênita vai até sexta

O Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Nova Friburgo realizará durante o até o dia 21 de outubro, no horário de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas, no Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune, uma campanha municipal de prevenção à Sífilis Congênita, com o objetivo de conscientizar a população em geral, com ênfase nas gestantes, sobre a importância da prevenção no combate à disseminação da Sífilis e da Sífilis Congênita, através da realização de testes rápidos de triagem para Sífilis e de testes rápidos diagnósticos de HIV.

Além da Zika, outra doença que também pode trazer complicações em bebês como má-formação, surdez e deficiência mental e que tem apresentado aumento de casos no país e alertado especialistas em saúde, a Sífilis segue longe dos holofotes.

Em sete anos, a quantidade de casos notificados de Sífilis Congênita (transmitida de mãe para filho) quase triplicou, e a estimativa do próprio governo federal é de avanço preocupante em 2016. Os dados são de nota técnica do departamento de DST/AIDS do Ministério da Saúde, que projeta 41.752 casos de gestantes com sífilis neste ano e 22.518 em bebês caso a tendência persista. 

A taxa de incidência de Sífilis em bebês com menos de um ano é de 2 casos a cada mil nascidos vivos em 2008. Em 2014, dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que ela passou para 5,6 – foram 16.266 casos naquele ano. Nesse mesmo período, a taxa de Sífilis em gestantes passou de 2,7 para 9,7 casos a cada 1.000 nascidos vivos. Em números absolutos, de 7.920, em 2008, para 28.226 em 2014.

Silenciosa, a infecção é conhecida como a doença das mil faces e pode levar à morte. O primeiro sintoma, o cancro duro, pode aparecer na boca e ser confundido com afta; pode se manifestar intravaginal ou no ânus e ser vista como um machucado qualquer.

Transmitida pela relação sexual, e também por transfusão de sangue, a doença tem como primeiro sintoma uma ferida (cancro duro) que não dói, não coça, não arde e comumente aparece nos órgãos sexuais de homens e mulheres, desaparecendo depois de um tempo. 

Na fase secundária, manchas vermelhas surgem pelo corpo, e a doença pode ser confundida com algum tipo de alergia. Como os sintomas também somem, geralmente em 10 dias, a pessoa não cogita a Sífilis. 

Na fase terciária, a doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves, como cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos e morte.

O principal tratamento da Sífilis é feito com penicilina benzatina, para as gestantes, e penicilina cristalina, para os bebês. Parceiros também devem ser tratados, para evitar que a situação se agrave e haja risco de novas infecções. 

A Sífilis na gravidez pode causar aborto do feto e má-formação ósseas, por exemplo, um cenário que pode ser evitado se houver tratamento correto. Se os bebês não forem tratados antes de um mês de vida, podem sofrer graves danos como cegueira, surdez e retardo mental.

O aumento de casos notificados de Sífilis em gestantes pode estar ligado à melhoria da vigilância e do diagnóstico através da oferta dos testes rápidos. Os testes rápidos de triagem da sífilis podem ser feitos por qualquer pessoa e sem a necessidade de jejum prévio, utilizando-se apenas uma gota de sangue e dentro de 15 minutos consegue-se o resultado. O teste em gestantes deve ser realizado na primeira consulta e repetido no terceiro trimestre da gravidez, e no momento do parto, independentemente de exames anteriores. É indispensável também os parceiros fazerem o teste para se evitar a transmissão para a gestante.

Em Nova Friburgo, o Programa Municipal de DST/AIDS/HEPATITES VIRAIS disponibiliza atendimento e segmento aos portadores de sífilis e seus parceiros (as) e recém-nascidos expostos ou com diagnóstico definido. Todas as puérperas e RN deverão ser encaminhadas ao Ambulatório de DST/AIDS/HV para dar sequência ao tratamento na Policlínica- Centro Dr. Silvio Henrique Braune, sala 5, no Suspiro.​

Nenhum comentário: