sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ex-trabalhadores da Fábrica YPU têm direito a créditos de FGTS

Empresa em Nova Friburgo faliu há cerca de 20 anos sem pagar direitos aos funcionários

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) informa que existem créditos de FGTS disponíveis para ex-funcionários da YPU. Para saber se tem direito ao pagamento, o trabalhador deverá consultar a lista abaixo - ou as listas impressas, afixadas na 1ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo, situada na Avenida Alberto Braune nº 128, 2º andar, ao lado das Lojas Americanas e na Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Friburgo, situada na Rua Dr. Ernesto Brasílio, nº 30, Cobertura, na rua do antigo fórum.

Para receber, o ex-funcionário deverá se manifestar por escrito, com procuração atualizada e cópia da identidade, até 19/12/2016, na Ação Civil Pública 0060800-98.1999.5.01.0511, movida pelo Ministério Público do Trabalho na 1ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo. O valor para cada trabalhador será limitado a R$ 5.000,00.

A Fábrica YPU foi uma das mais importantes fábricas de artesanatos de metais e couro do Estado do Rio de Janeiro durante parte do século XX. Fundada em 1912 pelo alemão Maximillian Falck, a fábrica rapidamente diversificou suas atividades para atuar com tinturaria, cartonagem, mecânica, carpintaria, tecelagem e engomação.

A fábrica prosperou por décadas, até ser vendida em 1986 e iniciar dispensa em massa de funcionários. Na década seguinte, afundou em dívidas com a União e com ex-empregados. Em 2004 a 2ª Vara do Trabalho concedeu liminar para que a administração da indústria passasse para a associação de funcionários da fábrica. Ela hoje aluga a maior parte do imóvel e mantém uma linha de produção pequena.

Para conferir a lista de funcionários -> Clique aqui

Nenhum comentário: