sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Grupo se desfilia da Rede e critica Marina Silva. Executiva do partido rebate

Em sua primeira participação eleitoral como um partido oficial, a Rede Sustentabilidade, cuja estrela política é Marina Silva, frustrou as expectativas nas urnas e rachou publicamente um dia depois de conhecidos os resultados. Dos154 candidatos a prefeito, a Rede elegeu apenas 05. O maior município conquistado foi Cabo Frio (RJ), com 186 mil habitantes.

A sigla disputa o segundo turno em apenas uma capital, Macapá (AP), onde o atual prefeito, Clécio Luiz, migrou do PSOL para a Rede para tentar a reeleição.

O grupo de intelectuais que se desfiliou da Rede é composto pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, além de nomes como, Miriam krenziger, Marcos Rolim, Liszt Vieira, Carla Rodrigues Duarte, Tite Borges e Sonia Bernardes. Eles argumentaram, em Carta aberta, que o partido se estruturou sobre um verdadeiro vazio de posicionamentos políticos, embora a sigla possua uma legião de pessoas com boa vontade, porém, sem nenhum rumo, declararam enfaticamente.

A Executiva da Rede Sustentabilidade, claro, rebateu as críticas do grupo. Um trecho da Carta eberta diz:

No fundo, é cobrado que a REDE repita dogmas estabelecidos, quando autonomia é entendida como ‘ambiguidade e indefinição’ ”, diz ainda a nota. “Segundo o desejo dos ex-militantes, à REDE não cabe outra trajetória a não ser apoiar os candidatos que eles consideram, por definição, progressistas, ou integrar uma suposta ‘ampla frente democrática e progressista’, um nome pomposo para dizer que a REDE tem que se atrelar a um dos lados da polarização e abrir mão de uma avaliação crítica e uma reflexão livre sobre o que significa ser ‘progressista’ ”.

O blog opina: O fato é que em um país com mais de 30 partidos políticos é difícil ter tanta ideologia assim. A democracia se fortalece pela pluralidade de ideias, mas  salvo engano, as novas bandeiras que vêm sendo levantadas trazem o mais do mesmo. E com o partido de Marina não parece ser diferente.

Com informações de O Globo e Blasting News

Nenhum comentário: