sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Prefeitura realiza evento de fechamento do Outubro Rosa

A secretaria municipal de Saúde realizará neste sábado, 29 de outubro, das 9 às 12h, evento na Praça Dermeval Barbosa Moreira de encerramento da Campanha Outubro Rosa, que contará com a participação de diversos parceiros, como a Secretaria de Assistência Social e Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Escola Técnica de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, UFF – Coordenação de Patologia Oral e UNOPAR.

A programação do evento na praça terá distribuição de folders sobre câncer de mama e laço Outubro Rosa; exame das mamas, com solicitação de mamografia quando indicado; atividade física; corte de cabelo; maquiagem e massagem corporal. Também serão feitos exames preventivos para diagnóstico de câncer bucal, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

Nas unidades básicas, a secretaria de Saúde desenvolveu atividades no dia 19, na Policlínica Centro (Posto Sylvio Henrique Braune), com o Dia de Ação do Outubro Rosa; no dia 25, na unidade de Estratégia de Saúde da Família de Mury foi feita ação educativa, e no Posto Tunney Kassuga, em Olaria, palestra sobre o Câncer de Mama. No dia 26, na Unidade Básica de São Geraldo foram realizadas atividade educativa, palestra sobre câncer de mama e de Cólo de Ùtero, coleta preventiva e palestra com a AMMA (Associação das mulheres mastectomizadas). Nas ESF de Olaria, as II e III, atividade educativa e palestra.

Sobre o movimento

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população, especialmente das mulheres, no controle do câncer de mama. É um mês de conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, lembrando que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade. A mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, mas a confirmação de câncer de mama é feita em laboratório pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).

Segundo o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIA-SUS, em 2015, foram realizadas 4.522 mamografias. Em 2016, no período de janeiro a agosto, foram realizadas 2.917.

Sinais e sintomas 

Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída de líquido anormal das mamas. Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

Nenhum comentário: