sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Real Banda Euterpe em mais um 'Outubro Rosa'

Na ‘Estação Livre’,  Concerto do ‘Banda na Praça’homenageia a Amma e o projeto ‘Casca de Cebola’

Depois de mais um de seus brilhantes ‘Concertos da Primavera’, em conjunto à Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, no último dia 08 de outubro, no Teatro Municipal Laércio Ventura, a Real Banda Euterpe Friburguense dá seqüência a sua intensa programação de eventos, já se preparando para a conclusão de mais um ano de atividades. Neste sábado, 29, tem mais uma apresentação da série cultural ‘Banda na Praça’, na Estação Livre, a partir das 18 horas.


Atendendo mais um de seus compromissos do convênio que mantém com a Municipalidade, a sesquicentenária agremiação musical realiza mais essa edição da temporada 2016 do programa cultural ‘Banda na Praça’.  O evento agendado para 18h acontecerá mais uma vez na Estação Livre (extinta Integração), sendo que o concerto homenageará duas instituições locais, a Associação da Mulher Mastectomizada (AMMA) e o projeto ‘Casca de Cebola’, ambos realizando importantes trabalhos na atenção e apoio a pacientes com câncer e que também estarão realizando, no fim de semana, atividades relacionadas às suas respectivas atuações.

O maestro Nelson José da Silva Neto vem realizando os ensaios regulares da banda em sua sede, às segundas e quartas feiras, preparando um repertório especial para este que será um dos três últimos eventos deste ano: além do próximo ‘Banda na Praça’ de novembro, músicos, maestro e diretoria já estão se mobilizando para a realização do ‘Concerto de Natal’.

Pelo terceiro ano, a Euterpe destaca o ‘Outubro Rosa’

A Associação da Mulher Mastectomizada (Amma) de Nova Friburgo, fundada há 16 anos, em 12 de abril de 2000, capitaneia no município a campanha mundial do ‘Outubro Rosa’, que destaca o décimo mês do ano para chamar a atenção para o problema do câncer de mama. Presidida por Maria Helena Moraes dos Santos, a entidade é alvo também, pelo terceiro ano, dos concertos da ‘Real Banda Euterpe’.

 Neste ano, no entanto, a diretoria da banda resolveu também inserir na homenagem o projeto ‘Casca de Cebola’, ação beneficente e voluntária que também vem sendo realizada visando elevar a auto-estima e a esperança de mulheres e crianças vítimas de câncer, através da arrecadação de mechas de cabelos, para confecção de perucas a serem doadas a pacientes que necessitem. “Enfrentar o tratamento com a auto-estima renovada” é a proposta do projeto ‘Casca de Cebola’, segundo a jornalista Lívia Ruiz, uma de suas idealizadoras e líderes da iniciativa, que já contabiliza a contribuição de mais de cinco mil mulheres, em dois anos de atividades. 

‘Caminhada Rosa’ e ‘Corte Solidário no fim de semana

O ‘Casca de Cebola’ surgiu em outubro de 2014, a partir de uma campanha, na qual foram arrecadadas aproximadamente 500 mechas de cabelo, superando as expectativas dos organizadores. O nome do projeto é inspirado exatamente na luta de um jovem friburguense - já falecido - contra o câncer. Sua batalha contra a doença motivou amigos, familiares e voluntários, que se agregaram em torno da causa.

A Amma e o ‘Casca de Cebola’ estão nas redes sociais, podendo ser contatados, respectivamente, pelos seguintes endereços:  http://ammafriburgo.blogspot.com.br/ e rua Mato Grosso, 20, bairro Bela Vista, Nova Friburgo. Telefones: (22) 2526-5104 ou 2526-5322 ou ainda pelo e-mail ammanf@hotmail.com e, no caso do ‘Casca de Cebola’, através do site: www.cascadecebola.com.br 

Encerrando mais um ‘Outubro Rosa’, que contou com diversificada programação de eventos, durante todo o mês, a Amma promove na manhã deste sábado, 29, sua tradicional ‘Caminhada do Outubro Rosa’, com concentração a partir das 9 horas, no Cadima Shopping, rua Moisés Amélio, tendo assim como seu desfecho, ao final do dia, o concerto da Real Euterpe / ‘Banda na Praça’.

Mas esses ainda não serão os últimos eventos do mês dedicado à prevenção e atenção aos pacientes de câncer. No domingo, 30, o projeto ‘Casca de Cebola’ estará fazendo a culminância de suas ações no Outubro Rosa, a partir das 14 horas, no Cadima, com a realização do ‘Corte Solidário’ para aqueles (as) que quiserem doar suas mechas para a campanha, que já tem doado cabelos e recebido perucas de todo o Brasil.


Nenhum comentário: