quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SENAI Espaço da Moda sedia desfile de Halloween

O desafio dos alunos é adaptar o shape da época usando técnicas modernas de costura e modelagem aprendidas nos cursos

Com tecidos e modelagens inspiradas em um período medieval de ficção, os alunos do SENAI Espaço da Moda preparam um desfile de Halloween, que será apresentado nesta sexta-feira, 28, a partir das 19h. Na passarela, os estudantes pretendem mostrar como técnica e tendência podem se combinar às tradições dando identidade e ar de novidade a antigos personagens do imaginário popular. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

A essência deste projeto é estimular a cultura e a criatividade conectadas a indústria e mercado”, revela a coordenadora do SENAI Espaço da Moda, Milena Cariello. Especialista em moda, ela explica que mesmo que vinculados a uma celebração de características tão marcantes como o Halloween, as peças podem ser inovadoras, competitivas e vir cheias de histórias para contar. Esse é o exercício que os alunos são estimulados a fazer.

A ideia surgiu durante um trabalho organizado dentro da biblioteca do espaço. A bibliotecária Patrícia Melandres conta que uma das propostas para 2016 foi trabalhar a literatura fantástica com os alunos. Para ilustrar os estudos, o filme escolhido foi Drácula: Uma História Nunca Contata. A trama se desenvolve pelos anos de 1440, quando o Império Otomano sequestrou garotos na atual Romênia para fazerem parte de seu exército de Janízaros. Um desses meninos se tornou um guerreiro temido após causar milhares de mortes, ganhando a alcunha de Vlad, o Empalador. Já adulto, Vlad está enojado de seus atos e regressa à sua terra natal, para governar em paz como príncipe da Valáquia e Transilvânia. Após o contato com o sobrenatural, se torna, então, o primeiro vampiro da história.

O que era um estudo de estética acabou se tornando um evento completo nas mãos dos alunos”, confessou Patrícia. Ela disse que os estudantes gostaram tanto da ideia que resolveram levar os conceitos para os croquis e dali para a vida real.

A instrutora Aldy Carrilho, que orienta os alunos na confecção das peças, revela que o preto típico da data vai ganhar um toque de tendência com as cores da estação. “Estamos adaptando o shape da época usando técnicas de modelagem e costura apresentadas no curso”, adianta. Segundo Aldy os alunos estão cuidando de todos os detalhes do evento, como maquiagem, preparativos para o desfile e cada peça vai ganhar uma contextualização narrada pelo próprio autor.

Quem quiser entrar no clima poderá se fantasiar para o evento. A participação é gratuita e o SENAI Espaço da Moda fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, número 85, no Centro de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: