quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Compras de Natal: saiba seus direitos enquanto consumidor

O Natal é uma das principais datas que mais leva consumidores às ruas para comprar presentes para toda a família. Porém, é preciso muito cuidado para não ultrapassar os limites e deixar dívidas para o novo ano, além de saber os seus diretos como consumidor quando houver problema com o produto adquirido.

É importante não sair pelas lojas comprando o presente apenas por ter gostado, o ideal é procurar, pensar e pesquisar antes de efetuar a compra, além de fazer as contas e ver se realmente cabe no seu orçamento, pois janeiro traz as contas de IPTU, IPVA, material escolar dos filhos, entre outros, e se comprar no crédito, as parcelas do cartão.

As lojas são obrigadas por lei a colocar o preço dos produtos na vitrine e em locais visíveis. Na compra de bens duráveis como brinquedos à pilha, eletrônicos, relógios, celulares, informe-se sobre a garantia. O código de defesa do consumidor impõe que o prazo de garantia é de 90 dias.

De acordo com o coordenador do Procon de Nova Friburgo, Júlio Reis, o consumidor que efetuar a compra pela internet, tem como direito o prazo de sete dias para desistir da mesma, o que não acontece na compra presencial. Neste caso, o consumidor só tem o direito a troca ou devolução do dinheiro, se o produto apresentar defeito e no prazo de 30 dias. A troca só pode ser realizada imediatamente em caso de bens de consumo essenciais.

Júlio Reis destaca ainda a cautela necessária na hora de comprar pela internet, já que há diversos golpes sendo aplicados. “É importante evitar sites que não sejam conhecidos, mas caso escolha um desses sites, procurar na página o CNPJ e o endereço físico da empresa. Outra dica é, antes de efetuar a compra, buscar informações sobre o site no “Reclame Aqui””, aconselhou o coordenador do Procon.

Nenhum comentário: