quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Museu da Fundação D. João VI de Nova Friburgo tem sala inaugurada e abre suas portas ao público

A cidade ganhou um local para guardar e revelar a sua rica e singular história: foi inaugurada no início da noite de quinta-feira (22) uma das salas do Museu da Fundação D. João VI de Nova Friburgo. O local serve como uma vitrine para mostrar o projeto total.

Alexandre Meinhardt- ex-presidente da Fundação e um dos idealizadores falou sobre a concretização do projeto. “ Sonhamos tanto com isso e ouvimos tanto que era impossível, e está aí o primeiro passo. Com boa vontade, trabalho, pouca verba e ajuda de muito amigos e empresários, nós conseguimos concretizar. Estou muito feliz. Ainda tem o Pró-Memória que também está sendo inaugurado. A casa está pronta para receber mais doações e acervos para enriquecer o Museu. O Centro de Artes é o próximo passo “.


A Fundação abriga três importantes projetos: o Museu, o Pró-Memória (referência para pesquisadores e estudantes de toda a região Centro-Norte Fluminense, agora higienizado e reorganizado) e o Centro de Artes. Os três importantes espaços fazem parte do projeto de resgate da cultura, a história e o turismo de Nova Friburgo. 

Desde 2014, o Solar do Barão de Nova Friburgo – um dos mais antigos e importantes patrimônios históricos da cidade – abriga a Fundação D. João VI de Nova Friburgo, criada em 2009 com o objetivo de guardar, preservar e difundir a história e a cultura de Nova Friburgo.

Para o Gerente de Patrimônio Historio da Fundação D. João VI – Luiz Fernando Folly, a inauguração é uma grande conquista: “ É um sonho realizado, não só para nós, da Fundação, mas para todo mundo da cidade. Nova Friburgo ganha agora com essa sala, um grande potencial de poder realizar o sonho de entregar o Museu a Nova Friburgo em 2018. ”

O prédio passou por obras de restauração e revitalização. O objetivo é que o Casarão, construído em 1843 para ser a residência urbana de Antônio Clemente Pinto – o Barão de Nova Friburgo –, continue sendo uma das principais referências históricas e culturais da cidade.

O Prefeito ressaltou a idealização do projeto: “ É muito emocionante essa inauguração. Eu coloco como idealizador do projeto o Alexandre Meinhardt. Conseguimos montar o projeto, que foi difícil desde o início, mas com certeza, um sucesso. Conseguimos aprovar as leis que enviamos para a Câmara Municipal. Mesmo sem recurso nenhum do município, lutamos muito e hoje conseguimos realizar esse sonho, que é a inauguração da primeira sala com as estátuas. É um verdadeiro resgate da história de Nova Friburgo e a Fundação agora tem independência. Estou muito confiante que a população vai se sentir realizada com tudo que está nascendo na Fundação nos 200 anos de Nova Friburgo”.

Saiba mais sobre a Fundação D.João VI De Nova Friburgo: http://www.djoaovi.com/

Nenhum comentário: