segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Nova Friburgo ganha SENAI FabLab, laboratório de prototipagem e inovação no ensino

Na ocasião, também foi lançado o Desafio SENAI + Indústria, que propõe uma maior interação entre estudantes e empresários através do desenvolvimento de projetos que prometem solucionar problemas reais do mercado industrial

Nova Friburgo acaba de ganhar o SENAI FabLab, um ambiente pensado para estimular a inovação, com espaços para fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. “É com esse projeto que temos a oportunidade de fazer a integração entre jovens pensadores e a indústria”, disse o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, na inauguração do laboratório, realizada na sexta-feira (9).


O espaço faz parte de uma rede criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), e conta com centenas de unidades espalhadas pelo mundo todo. A proposta é que o FabLab sirva de ferramenta para concretizar ideias dos alunos, que são constantemente estimulados a pensar em soluções para problemas reais da indústria.

A criatividade é um ótimo mecanismo, com o qual podemos reagir nos momentos de crise. São momentos difíceis, mas temos que continuar insistindo para sermos mais eficientes e tentar neutralizar o ambiente externo", completou o presidente da FIRJAN.

Os FabLabs são centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. O foco dos laboratórios é a invenção e a inovação. No local, os estudantes terão acesso a equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser entre outros.

Para o presidente do Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalmecanicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo), Cláudio Tangari, um dos novos caminhos para a indústria é oferecer capacitar uma juventude a desenvolver novas ideias e resolver problemas. “Fazer com que o aluno saiba se comportar como um empreendedor dentro de uma empresa. Isso também vai mudar as relações de trabalho, que no futuro vai ser muito mais de sociedade entre funcionário e empresário”, disse Tangari.

Como estão conectados a outros laboratórios da rede, os estudantes terão a oportunidade de trocar informações e experiências com pesquisadores do mundo todo para que seus projetos sejam executados de maneira colaborativa.

Desafio

Durante o evento, também foi lançado o Desafio SENAI + Indústria e a sala do projeto na região. A iniciativa propõe uma maior interação entre os alunos do SENAI e as indústrias do estado do Rio. No Desafio, as empresas cadastram um ou mais problemas que estejam enfrentando e, a partir desses desafios reais (que afetam a produtividade, a competitividade, etc.), os alunos de todas as unidades do SENAI se reúnem para propor soluções inovadoras e viáveis. Esses projetos são desenvolvidos e avaliados. Os que tiverem maior potencial de inovação passam para a fase seguinte, chamada “Pré-Acelera”.

Esta fase foi criada para dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar os projetos selecionados em planos de negócio capazes de conquistar o mercado. Os alunos responsáveis passam a se dedicar por três meses nos espaços de coworking das unidades SENAI, sob a orientação de monitores. Depois de aprimorarem seus protótipos nos FabLabs e os tornarem funcionais, elaboram planos de negócios e os apresentam para a indústria para que, futuramente, possam conquistar potenciais investidores.

Em Nova Friburgo, quatro projetos já foram escolhidos para serem acelerados nas novas instalações. Os alunos contemplados recebem bolsa e terão à sua disposição até R$ 10 mil para aperfeiçoarem seus trabalhos.

Nenhum comentário: