sábado, 3 de dezembro de 2016

Prefeito Rogério Cabral participa de curso para gestores municipais ministrado pelo TCE

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, participou na segunda-feira, 28, no auditório da Escola de Contas e Gestão (ECG), no Centro do Rio, da capacitação “Orientações aos municípios do Rio de Janeiro para término de mandato”, que visa esclarecer os gestores sobre como proceder à prestação de contas, em cumprimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ministrada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).


Essa é uma oportunidade muito boa para nossos técnicos participarem e tirarem as dúvidas, haja vista que é um momento delicado e importante para nós que estamos saindo do governo. A maioria dos municípios do Estado do Rio de Janeiro está com dificuldades para o fechamento das contas e eu fiz questão de estar aqui para acompanhar de perto as orientações do Tribunal”, disse Rogério Cabral.

De acordo com o TCE-RJ, uma das principais dúvidas dos gestores consiste em saber se constitui descumprimento do art. 42 da LRF o pagamento da folha de pessoal e de despesas contínuas, como coleta de lixo e transporte escolar, após o final do último exercício. O dispositivo da LRF veda ao titular de poder ou órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, com parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem que haja disponibilidade de caixa.

O prefeito Rogério Cabral integrou a comitiva que se reuniu com o presidente do TCE-RJ no início de novembro e também, no dia 13 de julho, com o vice-presidente e então presidente em exercício, Aloysio Neves Guedes, para solicitar a ajuda do Tribunal para os municípios nesse difícil momento econômico.

Nenhum comentário: