sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Prefeitura assina convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção da Praça do Trem

Mais um projeto concretizado: na tarde de quarta-feira (21), a Prefeitura assinou o convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção da Praça do Trem. O novo espaço vai oferecer uma oficina de gastronomia das colônias, um museu e a praça.


O projeto teve início em 2013 com a procura de uma área nobre no centro da cidade subutilizada. O EGCP- Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos, começou então a desenvolver um projeto para que o espaço não fosse apenas uma praça e uma área de lazer, mas que o local pudesse ser considerado um vetor de desenvolvimento econômico para Nova Friburgo, se tornando um gerador de emprego e renda.

A ideia é que a Escola de Gastronomia das Colônias, que será instalada no local, proporcione a oportunidade às pessoas poderem ter a sua profissão. Ao mesmo tempo, a praça irá atrair turistas que virão também para ver de perto o projeto do Museu do Trem, onde será possível conhecer um pouco mais sobre a história de Nova Friburgo.


O empresário e vice-presidente da colônia libanesa, Gilberto Saber, esteve no ato da assinatura do convênio e fala da expectativa da concretização do projeto: “Estou maravilhado com esse projeto que, sem dúvida nenhuma, é um caminho para Nova Friburgo avançar no turismo. Posso afirmar que a cidade começa de fato a ter uma retomada turística. Parabenizo o Rogério e toda a Prefeitura por já estar em um momento de transição política e continuar fazendo o melhor em prol de Nova Friburgo.”

A presidente da colônia Húngara de Nova Friburgo – Eva Bitó falou da importância da Praça para o resgate cultural e turístico. “ Eu subi de trem em 1957, cheguei a Friburgo, vim para a Leopoldina. Tenho realmente muitas saudades. É muita emoção…é uma coisa nova e recuperar esse espaço significa devolver as pessoas o sonho de ter subido a serra de trem. Ajuda no resgate cultural e turístico, temos muitas histórias bonitas de pessoas que chegaram a Nova Friburgo de trem “.

O projeto contou com a colaboração do Deputado Federal Índio da Costa, firmando a emenda no valor de cerca R$ 1 Milhão e 237 mil com a contrapartida do município, no valor de aproximadamente R$299 mil. A Caixa Econômica é a mandatária do Ministério das Cidades para conduzir o projeto, que foi aprovado, e agora está sob análise. A Caixa deve emitir, em breve, o SPA-Síntese do Projeto Aprovado. Logo após a emissão deste aval da Caixa, a Prefeitura está então autorizada a licitar a obra. O prazo de execução é de um ano e o objetivo é que a obra possa ser inaugurada em maio de 2018, quando Nova Friburgo comemora o bicentenário.


O prefeito Rogério Cabral ressaltou a relevância da assinatura do convênio: “ Esse convênio é fundamental. O projeto vai trazer o turista para o centro da cidade. É uma praça que vai buscar lá atrás a história do trem em Nova Friburgo e, por esse motivo, o nome da praça será Estação do Trem. 

Ela vai estar localizada entre o Cadima Shopping e a Prefeitura de Nova Friburgo. Os recursos já estão liberados e agora com o convênio assinado com a Caixa Econômica Federal, depende do novo governo colocar essa obra em licitação, no início do ano para que ela possa ser concluída e todos nós possamos inaugurá-la, no bicentenário de Nova Friburgo. ”​

Nenhum comentário: