quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Simulado nas áreas de risco foi realizado em Nova Friburgo

A segunda etapa do simulado de evacuação das áreas de risco em Nova Friburgo, ação de prevenção para o verão 2017, foi realizado terça-feira, 13 de dezembro, às 11h, em 13 localidades. Ao todo, 30 agentes da Secretaria de Defesa Civil, da Polícia Militar e da equipe de resgate de 1º Socorros foram acionados. Esse simulado teve o objetivo de testar as sirenes e iniciar a conscientização e mobilização dos moradores.

As comunidades onde os simulados aconteceram  foram as seguintes: Catarcione, Chácara do Paraíso, Vale dos Pinheiros, Córrego Dantas, Campo do Coelho, Prainha, Tingly, Cordoeira, Barroso, Alto de Olaria, Santa Bernadette, São Geraldo e Granja Spinelli.

No total, a cidade tem 35 sirenes instaladas em 20 localidades. Os moradores foram previamente avisados e tiveram a oportunidade de aprender sobre os estágios de alerta (normalidade/vigilância, atenção, alerta e alerta máximo). Além disso, cartilhas educativas foram distribuídas e palestras realizadas nos locais pelas equipes da Defesa Civil. Em caso de chuva forte, as sirenes emitem avisos de mobilização (para que a população saia de casa e procure por pontos de apoio) e posteriormente de desmobilização (para que a população volte para a casa e verifique a segurança do local).

Todas as sirenes foram acionadas, através da sala de monitoramento, inaugurada recentemente nas dependências da secretaria de Defesa Civil.

Em caso da cidade entrar em estado de alerta, a Defesa Civil conta com a parceria de todas as secretarias municipais, Tiro de Guerra, Sanatório Naval e Corpo de Bombeiros. 

Nova Friburgo conta hoje com 110 pontos de apoio para abrigar a população caso necessário, sendo que 70% desses locais são escolas municipais, estaduais e igrejas.

Atualmente, cerca de 13 mil celulares recebem os alertas. Quem quiser receber os comunicados, basta se cadastrar no site www.alertaviacelular.com.br.

Nenhum comentário: