sábado, 21 de janeiro de 2017

Centro de Referência da Mulher voltará a ser polo referencial da Região Serrana

A Secretaria Municipal de Assistência Social anunciou na quarta-feira, 18, os nomes que estarão à frente do Centro de Referência da Mulher, o Crem de Nova Friburgo. Débora Maria Ramos Spezanes é a nova coordenadora do equipamento, que realiza um importante trabalho de acompanhamento e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica.

Débora é psicóloga formada pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, mestranda em violência doméstica e medicina social pela Uerj-RJ, com especialização em gênero e sexualidade pela Uerj-RJ, e tem vasta experiência na área, tendo atuado no próprio Crem de Nova Friburgo, entre julho de 2012 e setembro de 2013.

Vale ressaltar que o Crem funcionou normalmente nas primeiras semanas do ano. A nova coordenação está promovendo uma profunda mudança na filosofia de trabalho, processo que se inicia pela reestruturação da rede, afinando o vínculo entre o Crem, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Casa da Criança, hospitais e outros. O objetivo é oferecer melhor atendimento às mulheres em qualquer um desses aparelhos.

Já foi solicitado também o destacamento de uma guarda municipal feminina para atuar junto às profissionais do Crem, que conta ainda -além da coordenadora-, com assistente social, acolhedora, advogada, psicóloga, além da parte administrativa.

A Secretaria de Assistência Social também pretende recolocar o Crem de Nova Friburgo como polo da Região Serrana, posto perdido para o município de Teresópolis. Isso também facilitaria o cumprimento de outro compromisso da pasta, que é o de atender mulheres de todos os 14 municípios da região, algo que não era feito até o ano passado.

A partir de fevereiro o Crem passará a contar com uma acolhedora em tempo integral, a fim de dinamizar e humanizar o atendimento às mulheres. A partir de agora também será feito o acompanhamento dos agressores e dada atenção especial às mulheres e filhos de vítimas da violência doméstica.

Nenhum comentário: