sábado, 21 de janeiro de 2017

Cordeiro marca presença no Fórum de Cultura

Representantes cordeirenses participam da primeira reunião de 2017

 Na terça-feira, 17, aconteceu em Nova Friburgo, no Teatro Municipal Laércio Ventura, a I Reunião do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura de 2017. Além do anfitrião, participaram representantes de mais sete municípios fluminenses: Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis. Criado em 2010, estimulado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, o Fórum oportuniza a discussão de temas como forma de potencializar a identidade cultural da Região Serrana e abrir os horizontes culturais.


Segundo o secretário interino de Cultura, Luiz Antônio Cavalheiro, a reunião serviu para delinear as primeiras diretrizes do ano, conhecer demandas e ações visando à continuidade de parcerias firmadas a partir do Fórum da Região Serrana. Além disso, foi levantada a possibilidade de criação do Consórcio Regional de Cultura, pioneiro em termos regionais e voltado à integração entre os municípios do Fórum, abrindo assim a possibilidade de fomentar o segmento promovendo uma espécie de permuta de eventos e realizações entre as cidades, entre outras atividades.

Poderíamos, por exemplo, brindar um município com um concerto da nossa Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. Em contrapartida, receberíamos aqui em Cordeiro uma peça de teatro idealizada por artistas de outra cidade. Seria uma troca de experiências utilizada como forma de disseminar cultura”, explica Luiz Antônio. 

Diretor de Cultura de Cordeiro, Cássio Campos relata que no transcorrer do encontro o coordenador Leonardo Cerqueira, representante de Petrópolis, esclareceu que o Fórum é um colegiado informal e funciona como instância de troca e compartilhamento de informações, colaborando mutuamente para o emponderamento da região. “Trata-se de uma ferramenta fundamental. Nós, representantes de Cordeiro, continuaremos participativos, principalmente buscando soluções criativas nesse momento de crise econômica que vivemos. Vamos movimentar a cultura”, disse Cássio.

As reuniões do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura acontecem uma vez por mês e cada encontro é realizado em um município diferente, sempre com o objetivo de debater ações que possam fomentar a cadeia cultural na Região Serrana. 

O próximo encontro está agendado para o dia 14 de fevereiro em Cordeiro.

Nenhum comentário: