terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Hospitais federais do Rio farão mutirão para reduzir filas de espera

Devem ser realizadas 3.160 cirurgias de média e alta complexidade; Ministério da Saúde liberou ainda R$ 395,4 milhões ao estado

O Ministério da Saúde informa que os seis hospitais federais do Rio de Janeiro farão um mutirão de cirurgias, consultas e exames pré-cirúrgicos para ajudar a desafogar as filas de maior demanda do município. A ação começa no dia 1º de fevereiro e terá duração de 90 dias (de segunda a sexta-feira).

Nesse período, os hospitais federais do Andaraí, Ipanema, Lagoa, Bonsucesso, Cardoso Fontes e dos Servidores do Estado realizarão 5.460 cirurgias e consultas de pacientes encaminhados pelo SISREG, o sistema de regulação do município do Rio.

 Devem ser realizadas 3.160 cirurgias de média e alta complexidade, que atualmente só são realizadas em escala maior nos hospitais do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, nas áreas: pediátrica, oftalmológica de catarata, de hérnia, de vesícula, além de procedimentos cirúrgicos de dermatologia (como biopsias).

Somente de catarata serão 1,4 mil cirurgias; 1.030 cirurgias de vesícula; 430 cirurgias de hérnia; e 300 cirurgias pediátricas. A previsão é zerar as filas de catarata, vesícula e hérnia nos hospitais federais.

O mutirão organizado pelo Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH) prevê 2.300 consultas nas áreas de: urologia (com exames de próstata), oftalmológica geral e para glaucoma, e dermatológica. As consultas são necessárias para o encaminhamento de pacientes para exames complexos e para cirurgias.

Recursos

O Ministério da Saúde liberou ainda R$ 395,4 milhões ao estado do Rio de Janeiro. Os recursos são referentes a emendas parlamentares e investimentos do governo federal destinados ao custeio de 160 serviços e leitos que estão em funcionamento.

Nenhum comentário: