quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Nova Friburgo foi sede da 1ª reunião de 2017 do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana

Nova Friburgo sediou na terça-feira, 17, o primeiro encontro de 2017 do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana. A reunião aconteceu no Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro, e contou com a presença de representantes das secretarias de Cultura de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro e Bom Jardim.


O Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana existe desde 2010 e surgiu a partir de um encontro com representantes da Secretaria de Estado de Cultura, que sugeriram que os gestores culturais da Região Serrana se unissem a fim de centralizar as demandas e aumentar a representatividade do grupo no estado. As reuniões são itinerantes e realizadas mensalmente.

O Fórum vem para fortalecer toda uma política cultural. Nosso trabalho é o de tentar integrar culturalmente a Região Serrana, através de uma ajuda mútua dos municípios. Ao longo desses anos fortalecemos todos os sistemas municipais de cultura promovendo palestras e seminários. Temos um projeto que já encaminhamos duas vezes ao Ministério da Cultura que trata da circulação da produção cultural dentro da própria região.” – declarou Nara Zeitune, conselheira representante da Região Serrana no Conselho Estadual de Cultura e Coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis.

Além de fomentar a cultura em Nova Friburgo e na Região Serrana, o grande objetivo dos gestores culturais é o de ampliar esse horizonte e tratar da questão a nível nacional.

Nossa intenção é criar um diálogo e abrir caminhos para que possamos, através da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e desse grupo de 15 cidades, criar o 4º Consórcio de Cultura do Brasil na nossa região, que é muita rica, com muitos artistas, grupos musicais, de artes visuais, de todas as áreas.” – projetou Marcos Marins, secretário de Cultura de Nova Friburgo e anfitrião do encontro.

O Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana engloba 15 município da região. São eles: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Guapimirim, Trajano de Morais, Duas Barras, Bom Jardim, Cordeiro e Areal.

Nenhum comentário: