segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Nova Friburgo intensificará combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika

Nova Friburgo dedicará três dias para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações acontecerão entre os dias 17 e 19 no Centro, em Olaria e no distrito de Conselheiro Paulino. Nesse período, o município vai retomar as atividades da campanha ’10 Minutos Salvam Vidas’, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

No dia 17 de janeiro (terça-feira), a mobilização será na Estação Livre, a antiga Rodoviária de Integração, no Centro da cidade. 

Na quarta-feira, 18, o trabalho será levado ao distrito de Conselheiro Paulino, com concentração na praça Lafayete Bravo Filho. 

Já na quinta-feira, 19, terceiro e último dia da conscientização será realizado no bairro Olaria, o mais populoso do município.

As ações visam sensibilizar a população friburguense para que, junto ao governo municipal, possa controlar a proliferação do mosquito transmissor. Cada cidadão pode e deve ser um agente de combate ao Aedes aegypt, não permitindo o acúmulo de água dentro de suas casas (desde uma tampinha de refrigerante até uma caixa d’água destampada), que é o grande desafio a ser superado na cidade.

A epidemia de dengue em 2016

Nova Friburgo viveu em 2016 a pior epidemia de dengue de sua história. Ao todo foram quase 6000 casos confirmados da doença. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no ano passado, ao todo foram 8808 casos notificados de dengue, sendo 5690 confirmados. Entre os casos de zika vírus, foram 108 notificações, sendo 7 em gestantes e 26 em não gestantes confirmados. A cidade também registrou 16 notificações de chikungunya, sem nenhum caso confirmado.

Nenhum comentário: