sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

População é convocada a doar sangue para que mutirões de cirurgia continuem

Todos os tipos sanguíneos estão com estoque baixo no Hemocentro, que atende, ainda, a outros 13 municípios da região

Com o mutirão de cirurgias iniciado no último domingo, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde, outro problema veio à tona. Com o baixo estoque de bolsas de sangue no Hemocentro e a proximidade do carnaval, caso a situação não se altere. o mutirão terá que ser interrompido. até os estoques serem regularizados. Por isso, a Secretaria de Saúde está convocando os friburguenses para uma campanha permanente de doação de sangue.


Cada cirurgia demanda, pelo menos, duas bolsas de sangue. Só no último domingo, 22, foram realizadas oito cirurgias que necessitaram de, no mínimo, 16 bolsas de sangue. 

Quem pode doar sangue?

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). 

Como doar sangue?

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Doar é tornar o amor visível! A municipalidade está fazendo a parte dela. Faça a sua parte também!

Nenhum comentário: