segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde de Nova Friburgo reforça que Estado não tem casos de febre amarela

Município recebia até 50 doses da vacina por mês, mas com epidemia da doença em Minas Gerais e no Espírito Santo, Nova Friburgo agora conta com 500 vacinas por mês

Após uma verdadeira corrida dos friburguenses à Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, para tomarem a vacina contra a febre amarela, a Prefeitura, através do setor de imunização da Secretaria de Saúde, informa que a cidade não está na lista de vigilância contra a doença e que não há nenhum registro de febre amarela no Estado do Rio de Janeiro.

Só neste mês de janeiro o município imunizou cerca de 500 pessoas. Deste montante, 300 doses da vacina foram enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde e o restante estava em estoque na unidade friburguense. Normalmente a cidade recebe entre 40 e 50 doses por mês, mas, com os casos da doença em cidades de Minas Gerais e Espírito Santo a procura aumentou.

Apesar da situação delicada nos estados vizinhos, a coordenadora de imunização de Nova Friburgo, Ana Paula Lessa, garante que o município está atento e seguindo rigorosamente os protocolos da Vigilância Epidemiológica, em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde. Ela ainda reforça que não há motivo para desespero na cidade.

Neste momento não há motivo para alarde. Não temos nenhum caso confirmado da doença em todo o Estado do Rio de Janeiro. Por isso estamos orientando a só tomarem a vacina aquelas pessoas que vão viajar para as cidades já diagnosticadas com epidemia de febre amarela. Em nossa avaliação, a partir do momento que uma pessoa toma a vacina sem necessidade, ela está tirando a oportunidade de outra que precisa realmente se imunizar, e colocando-se em risco, pois uma pessoa vacinada contra a febre amarela deve respeitar o prazo de validade da vacina, que é de dez anos”, alertou Ana Paula Lessa.

Ainda de acordo com ela, as pessoas estão sendo orientadas sobre quem deve ou não tomar a vacina, mas, ao mesmo tempo, a população tem que colaborar, a fim de imunizar apenas quem realmente precisa e evitar grandes filas na Policlínica do Suspiro.

Outro detalhe importante é que a vacina só faz efeito a partir do décimo dia, ou seja, não adianta se imunizar hoje para viajar amanhã, por exemplo. A vacina tem duração de dez anos, portanto não há necessidade de se tomar outras doses nesse período.

Em Nova Friburgo, a vacina contra febre amarela está sendo aplicada às quartas-feiras, das 13h às 17h, na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Ana Paula Lessa também esclarece que a vacinação só está sendo feita na unidade porque, além de ser um protocolo nacional para este tipo de vacina, assim como a BCG, a logística de imunização da febre amarela dificulta a descentralização e, como Nova Friburgo não é uma área considerada endêmica, não há necessidade de maior mobilização.

Apesar de ter recebido 300 doses da vacina na última semana, só no dia 31 de janeiro, o município saberá quantas doses receberá a mais do governo do Estado.

Quem NÃO pode tomar a vacina?

A Secretaria de Saúde reforça que NÃO podem tomar a vacina contra a febre amarela: gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores do vírus HIV, pacientes com neoplasia, imunodeprimidos e pacientes que usam corticoides em doses elevadas. Idosos também não devem tomar a vacina, exceto quando indicada por um médico.

Nenhum comentário: