sábado, 28 de janeiro de 2017

Vigilância em Saúde realiza ação contra Aedes aegypti no Jardinlândia

A Secretaria de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou na manhã de  quinta-feira, 26, no bairro Jardinlândia – distrito de Conselheiro Paulino – mais uma ação programada de enfrentamento ao Aedes aegypti, prevista pelo Comitê Municipal de Mobilização Social, que contou com cerca de 15 agentes.


Na tentativa de diminuir a incidência do foco do mosquito na localidade, diagnosticada como prioritária para receber o trabalho preventivo, com base num levantamento feito anteriormente pela equipe da Vigilância, a iniciativa teve a parceria efetiva da Cruz Vermelha, que muito tem contribuído para sanar a questão no município.

Na oportunidade, agentes fizeram a distribuição de folders nas residências e a entrega de repelentes para as gestantes daquela área. O trabalho parceiro permite aumentar o efetivo e as orientações chegarem a um maior número de pessoas. A meta do dia é fazer a colocação, ainda, de mais de cem telas em caixas d´água.

Além disso, a parceria com a Cruz Vermelha fez com que um drone – que tem alcance de 120 metros de altura para captar imagens – estivesse presente na ação para, num segundo momento, fornecer dados precisos de onde existem focos do mosquito na região.

Fabíola Braz Penna, subsecretária de Vigilância em Saúde, conduziu o trabalho e apontou: “Estamos retomando hoje o projeto “Deixa com a gente”, pelo Jardinlândia, bairro elencado como um dos primeiros para ser atendido. Mas, o trabalho em toda a cidade é intensificado nesta época do ano e, como sempre lembramos, é fundamental a colaboração dos moradores”.

A Subprefeitura de Conselheiro Paulino e a Secretaria de Serviços Públicos, que também estiverem presentes com suas equipes, enviaram ao todo 19 funcionários para fazer a limpeza das ruas e a retirada de entulhos. Foram utilizados quatro caminhões, uma máquina bob cat, uma pick-up e uma caminhonete.

O prefeito Renato Bravo fez questão de acompanhar as equipes no combate ao mosquito Aedes aegypti e destacou a importância de eventos como este: “Nossa visita ao bairro foi extremamente proveitosa. O trabalho parceiro entre os funcionários da Prefeitura e a população é fundamental para alcançarmos os resultados desejados. Queremos eliminar de vez este mosquito”.

Nenhum comentário: