quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Agricultura de Nova Friburgo recolhe embalagens vazias de agrotóxicos

Ação será itinerante e ficará durante dois dias em Campo do Coelho

A Secretaria Municipal de Agricultura divulgou que nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro (quinta e sexta-feira) estará com sua equipe de trabalho em Campo do Coelho, 3º distrito de Nova Friburgo, para fazer o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de forma itinerante.

A nova legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e fabricante. O não cumprimento destas responsabilidades poderá implicar em penalidades previstas na legislação específica e na lei de crimes ambientais, como multas e até pena de reclusão.

Considerando a grande diversificação de embalagens e de formulações de agrotóxicos com características físicas e composições químicas diversas e as exigências estabelecidas por lei, existe até um manual contendo procedimentos, mínimos e necessários, para a destinação final segura das embalagens vazias de agrotóxicos, com a preocupação de que os eventuais riscos decorrentes de sua manipulação sejam minimizados em níveis compatíveis com a proteção da saúde humana e meio ambiente.

Nenhum comentário: