quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CREA de Nova Friburgo registra queda no número de moradores de rua

 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou queda significativa no número de população em situação de rua, desde o mês de maio do ano passado. A equipe - composta por psicólogo, assistente social, abordadores, advogado e auxiliar administrativo- realiza um trabalho extenso, que envolve não apenas população em situação de rua, mas violação dos direitos dos idosos, medidas socioeducativas, e ainda, o Programa de Atendimento Especializado da Família (Paef).

O principal foco de trabalho é a tentativa de resgatar e fortalecer os vínculos familiares e, sempre que necessário, fazer o recambiamento e reintegrar a população às cidades de origem. A demanda é grande, tendo em vista o número de colaboradores que compõe a equipe, mas, ainda assim, o trabalho desenvolvido é de extrema importância para minimizar os riscos possíveis entre populações de todas as idades.

Por determinação do Estado, e baseado no número de habitantes do município, o Creas atende toda Nova Friburgo com somente uma equipe. Mesmo assim, os números são bastante animadores. Em maio de 2016 a população de rua somava 39, em novembro do mesmo ano eram 25, e hoje são 17 cadastrados.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social anseia aumentar o número de profissionais e ampliar os serviços prestados dentro das diretrizes a que se propõe, realizando parcerias com instituições locais, e também atendendo a um fluxograma construído recentemente junto às secretarias de Saúde e Políticas sobre Drogas, a fim de abranger o trabalho de proteção social na cidade.

Além disso, a secretaria destacou que um dos serviços de auxílio à denúncia que funciona nacionalmente e é bastante eficiente é o Disque 100 – o serviço está apto a receber ligações tanto para denúncias de maus-tratos a idosos quanto a adolescentes.

Para mais informações, o Creas de Nova Friburgo fica localizado na Rua Padre Madureira 53, no Suspiro, e o telefone para contato é 2543-6305.

Nenhum comentário: