segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Renato Bravo empossado presidente da Agenda 21 Local de Nova Friburgo

O prefeito Renato Bravo tomou posse, na noite de quarta-feira, 22, como presidente da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo César Guinle, em frente à Prefeitura. Também participaram do encontro secretários municipais, além de representantes do Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste (ComARC) e da sociedade civil.

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer o carinho e a atenção de todos. Muito obrigado mesmo. Acompanho há muito tempo o trabalho sério e responsável da Agenda 21. E nós temos como uma das prioridades no nosso governo, a recuperação de Nova Friburgo no aspecto ambiental. Por isso, eu vou contar muito com todos vocês. Eu só acredito em projetos de sucesso com a participação da população. E isso vale para tudo: cultura, turismo, meio ambiente, enfim, todas as áreas que são envolvidas num governo com uma política pública séria”, declarou o prefeito.


Quem deu posse ao novo presidente foi Maria Aparecida Paulina da Silva, coordenadora da Agenda 21 Local de Nova Friburgo e membro da Associação de Moradores da Travessa Bonsucesso, localizada entre os bairros Vila Amélia e Vale dos Pinheiros. Na ocasião, ela elogiou o empenho do prefeito Renato Bravo e disse que a agenda 21 será um braço da Prefeitura.

Estou super feliz em dar posse ao prefeito Renato Bravo na presidência da Agenda 21 Local Nova Friburgo. Espero que a gente possa contar com o senhor nas nossas ações, porque a Agenda 21 é um braço da Prefeitura. O que nós queremos é o bem do município de Nova Friburgo e um ambiente com melhor qualidade de vida para todos. Acho que todos aqui têm essa mesma intenção”, disse Maria Aparecida Paulina da Silva.

Além do prefeito Renato Bravo e da coordenadora Maria Aparecida, compuseram a mesa: Angela França, presidente da ComARC; Mauro Paes, secretário executivo da ComARC; coronel João Paulo Mori, secretário Municipal de Defesa Civil; Wilton Neves, secretário Municipal de Turismo;  Alexandre Sanglard, secretário Municipal de Meio Ambiente e presidente da ComARC e Edna Veiga, coordenadora do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O que é a Agenda 21

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21.

Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo. No Fórum, também são definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local no acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Nenhum comentário: